seed
Foto: divulgação

Uma candidata ao concurso público da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), realizado no dia 10 de outubro, procurou o Roraima 1 para denunciar irregularidades no certame. As principais queixas são a falta de transparência com o cronograma, problemas com o gabarito e envio de títulos antes da correção da prova discursiva. 

A candidata, que preferiu não se identificar, relatou que as irregularidades começaram a surgir durante a aplicação da prova. “Alguns candidatos publicaram fotos com partes da prova logo após terem terminado, mesmo com a prova em andamento para outros candidatos”, relatou.

Além disso, a candidata também afirma que houve recolhimento das avaliações antes do horário estipulado “Depois que a organização percebeu que tinha se equivocado, devolveram para que os candidatos pudessem concluir a prova, porém, isso acabou atrapalhando o desempenho do candidato, bem como abalou o estado emocional”, disse. 

Identificação do candidato na correção da prova

Outra irregularidade apontada pela candidata foi o descumprimento do item 8.2.6 do edital, que diz que “Na correção da prova discursiva, a comissão de correção não teria acesso a qualquer identificação do candidato, garantindo assim o sigilo do autor”, no entanto, a prova discursiva estava no verso do gabarito, onde constava todos os dados do candidato como nome, RG, assinatura e até mesmo impressão digital”, lamentou.

Problemas com o gabarito 

Logo após a realização da prova, a organização do concurso informou a mudança de letra de uma das questões no gabarito. Outras questões tinham mais de uma alternativa correta e outras nenhuma. “Entramos com recurso em seis questões, porém foram todos indeferidos. A banca se equivocou, o correto seria anular essas questões e atribuir ponto a todos os candidatos, evitando prejuízos. Além disso, as questões geraram muitas dúvidas aos candidatos, pois foram redigidas de forma obscura, dúbia, com grandes inconsistências”, denunciou. 

Envio dos títulos 

Outro problema apontado pela candidata foi o envio de títulos antes da correção da prova discursiva, mais uma vez descumprindo o item 8.3.1 do edital. “Os candidatos só devem ser chamados para entregar título se atingirem a nota de corte e não tem como chegar a esse resultado sem a correção da prova discursiva. Nós candidatos, por direito, exigimos somente um posicionamento da banca IBFC e da Seed quanto a esses equívocos. Esses atos errôneos destroem sonhos de muitos em serem efetivados legalmente, que há 14 anos aguardam por esse momento”, lamentou a candidata.

Outro lado 

Por meio de nota, a Seed limitou-se a dizer que todas as etapas do concurso para professor seguiram rigorosamente o edital e as informações estão disponíveis no site oficial do IBFC (https://www.ibfc.org.br/), conforme o Edital 001/2021, publicado no Diário Oficial do Estado,  no dia 1º de Julho de 2021.

4 comentários

  1. Rapaz,esse pessoal que foi eliminado chora muito ,espero que criem vergonha na cara e parem de levantar acusações levianas ,o concurso foi todo na lisura da lei.

    Estudem mais.

    • Mas muita gente estudou, pagou cursinho e por causa da mal elaboração das questões, muitos canditatos foram eliminado, por um ponto apemas.

  2. Falar é fácil quero ver a pessoa estudar dia e noite e as madrugadas e passar por tudo isso. É uma pica vergonha falta de compromisso com quem realmente estudou e não entrou por causa de QI ok .

  3. Este concurso foi muito estranho…funcionários fiscais da banca totalmente atrapalhados, como não viram que o candidato “deu perdido” nas folhas da prova???…também tá tendo reclamação de pessoas que foram eliminadas por conta de assinatura na folha de redação por ordem do fiscal da sala e com anuência do “coordendor” da escola no dia da prova….e pra que redação? Mais assertivo fazer uma avaliação prática para os aprovados na prova objetiva, tem que dar aula para uma banca e ser avaliado, tem professor que não sabe nem falar direito e uma avalição prática ajuda a selecionar melhores profissionais…o salário inicial também estava muito acima do oferecido em grandes cidades do sudeste brasileiro, penso que pela lógica era para atrair talentos de todo o país mas do jeito que foi feito sei lá…enfim tudo muito estranho…

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here