Foto: imagens cedidas

Um vídeo enviado ao Roraima 1 na tarde desta quinta-feira (18), mostra o despejo irregular de esgoto por parte da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) no igarapé Caxangá, no Parque do Rio Branco, no bairro Calungá.

No vídeo é possível ver o esgoto sendo despejado por mangueiras cobertas com uma lona. As tubulações jogam os resíduos no igarapé, que deságua no Rio Branco. O despejo de esgoto no local é recorrente e causa mau cheiro, incomodando moradores das redondezas e quem passa pelo local.

Assista:

Outro lado*

Por meio de nota, a Caer informou que o sistema da Estação Elevatória de Esgoto – Caxangá foi interrompido por uma manta lançada de maneira irresponsável na rede de esgoto, que entrelaçou o rotor da bomba de 165 CV, danificando a bomba e outros componentes que constituem todo o conjunto do sistema.

Foto: Caer

Ainda conforme a Caer, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi avisada imediatamente sobre a paralisação da Estação Elevatória de Esgoto – Caxangá e a necessidade do período de 48 horas para conclusão dos serviços.

“Ressalta que, não há outra solução para secar o poço e fazer o reparo da Elevatória, pois a vazão é muito grande e não permite fazer a operação por meio de caminhões pipas para despejo na lagoa, tendo em vista que a elevatória continua recebendo grande volume de esgoto. Então, esta é a medida necessária para permitir o reparo do sistema e colocá-lo em pleno funcionamento. A Empresa lamenta a situação e informa que está tomando as providências para que fatos desta natureza não se repitam”, afirma a Caer em trecho da nota.

*Matéria atualizada às 18h39 com posicionamento da Caer 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here