Foto: divulgação

Entre os dias 26 de novembro e 8 de dezembro, a Roraima Energia vai realizar testes operacionais da Usina Termelétrica (UTE) Jaguatirica II. A empresa alerta a população que durante este período poderão ocorrer eventos no sistema como perturbação ou interrupção no fornecimento de energia.

Conforme a empresa, todas as orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS) são seguidas, visando minimizar os possíveis impactos no sistema de distribuição em decorrência dos testes .

Jaguatirica II

A UTE Jaguatirica II, localizada na região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, vai garantir energia mais limpa e segura para o Estado. A expectativa é reduzir as emissões de CO2 em 35% em Roraima, o que representa 180.000 ton/ano a menos de CO2 lançados na atmosfera. As emissões de NOx serão reduzidas em 99%. Espera-se ainda redução no custo de geração do Sistema Isolado de Roraima, único estado da federação fora do sistema elétrico integrado do país.

Para gerar energia, a usina recebe o gás natural que será produzido no Campo de Azulão, em Silves (AM). O gás passa pelo processo de tratamento, liquefação, armazenamento e é transportado por carretas criogênicas (transportam GNL a baixas temperaturas) até a UTE Jaguatirica II.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here