Foto: Roraima 1

As dívidas das famílias em Roraima voltaram a apresentar um aumento significativo no mês de novembro, segundo os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os números do estudo analisado pela Fecomércio em Roraima, mostram que 88,1% das famílias roraimenses tinham algum tipo de dívida, sendo o maior nível de endividamento em toda a série histórica.

Para o economista da Federação do Comércio em Roraima, Fábio Martinez, “este foi o segundo aumento seguido no endividamento das famílias roraimenses, crescendo 2,1% em relação a outubro. Ao todo são mais de 85 mil famílias que possuem algum tipo de dívida aqui no Estado e 6% delas afirmam não ter condições de para essas dívidas”.

Ainda de acordo com a pesquisa, nota-se um crescimento significativo de 20% no número de famílias que tem dívidas com crédito pessoal, se tornando atualmente o terceiro principal tipo de dívida entre os roraimenses. O cartão de crédito, carnês e os créditos pessoais são identificados como as principais dívidas das famílias, que apresentaram uma extensão média de parcelamento de 7,7 meses, comprometendo 29,6% da renda familiar.

O artigo completo sobre a PEIC/Novembro de 2021 está disponível aqui

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here