Sede do Ministério Público em Roraima (Foto: Roraima 1/arquivo)
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) requisitou para as secretarias de saúde do Estado e Município de Boa Vista e da Vigilância Sanitária Estadual, informações sobre o Plano de Controle e Enfrentamento da Covid-19 em Roraima diante das novas variantes MU e Ômicron.
Os ofícios foram expedidos pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, nesta quarta-feira (1) após reunião com as autoridades competentes e têm como objetivo averiguar as condições sanitárias e aparelhamento do sistema de saúde de Roraima para possível enfrentamento em caso da disseminação das variantes no estado.
No documento, o MPRR requisita informações como estoque de oxigênio, a quantidade de leitos Covid-19 (UTI, Semi-intensivos e Clínicos) disponíveis para pronta utilização, a capacidade e prazo de ampliação do número de leitos e se o número de profissionais é suficiente para atender a demanda. Requisita ainda dados acerca da Cobertura vacinal da população, Mapeamento genético e Análise de Risco.
Conforme o Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, é necessário que haja planejamento. “Ainda estamos atravessando e enfrentando essa terrível pandemia e o surgimento de novas variantes e aumento significativo do número de contágio em alguns países liga o sinal de alerta para que nosso sistema de saúde esteja pronto a receber eventual demanda”, destacou.
Ômicron e MU
 
A Ômicron foi detectada na África do Sul no início deste mês e relatada à Organização Mundial da Saúde (OMS) na última quarta-feira (24). A variante é responsável pela maioria das infecções encontradas na Província mais populosa da África do Sul, Gauteng, nas últimas duas semanas.
Já a variante Mu foi identificada pela primeira vez na Colômbia em janeiro e, desde então, foi relatada em 39 países, de acordo com o relatório. Embora a prevalência global da variante Mu tenha diminuído e atualmente esteja abaixo de 0,1%, sua prevalência na Colômbia aumentou para 39% e no Equador para 13%. Um caso de infecção pela variante foi detectada em uma paciente moradora da região do Taboca, no município do Cantá. A amostra foi coletada em setembro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here