Foto: divulgação

Uma comitiva do Sebrae Roraima esteve esta semana buscando informações junto ao Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, com o intuito de conhecer o processo operacional utilizado pela instituição financeira goiana para contratar financiamentos com a garantia do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae.

Nos oito primeiros meses deste ano, a GoiásFomento foi a primeira colocada em número de operações com a garantia do Fampe entre todas as agências de fomento e os bancos de desenvolvimento do País – atrás somente da Caixa Econômica Federal e do Sicoob.

Os profissionais do Sebrae Roraima foram a Goiás, depois de buscar informações a respeito de boas práticas junto ao Sebrae Nacional, o qual indicou a GoiásFomento, pelo fato dela ser atualmente a maior instituição do Sistema Nacioal de Fomento em volume de operações com o Fampe, quase R$ 70 milhões em operações realizadas.

A comitiva era composta pelo gerente da Unidade da Cultura Empreendedora Mercado e Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae RR, Marlus Araújo de Almeida, e pelos analistas de Acesso a Serviços Financeiros Muriel Rosset e Francisco Conrado.

Eles se reuniram com a equipe técnica da GoiásFomento para conhecer como é realizada a operação com o Fampe em todas as suas etapas – planejamento, convênio com o Sebrae Nacional, até o gerenciamento da inadimplência e as solicitações de honra.

Caso de sucesso
“Nossa equipe explicou todo processo operacional, de acompanhamento, orientação, análise e liberação de crédito, para que eles possam levar a experiência de Goiás para Roraima. E esperamos que Roraima também seja um caso de sucesso”, afirmou o presidente da Agência de Fomento, Rivael Aguiar.

De acordo com o gerente do Sebrae Roraima, Marlus de Almeida, a Agência de Fomento do Estado, a Desenvolve RR, também opera com o Fampe. Ela tem um convênio vigente com o Sebrae Nacional, mas ele acredita que o volume de operações poderia ser maior. “O Sebrae Nacional indicou a GoiásFomento pelo fato dela ter um volume considerável de operações com o Fampe, daí surgiu a ideia de vir conhecer in loco essa boa prática, tanto na parte estratégia, quanto na tática e operacional”, ressaltou.

O gerente do Sebrae RR informou também que o propósito da visita é aprender com essa boa prática e trocar ideia com a Desenvolve RR, para assim conseguir financiar mais empreendedores, mais tomadores e mais pequenos negócios. “Nosso objetivo é justamente o viés do empreendedorismo, no sentido de tentar emprestar pouco para muitos, para focar no desenvolvimento dos pequenos negócios, e na geração de emprego e renda, principalmente neste momento de pandemia”, declarou.

Ele acrescentou que a comitiva vai trazer como experiência para Roraima a estratégia utilizada pela GoiásFomento e o volume de operações viabilizado, principalmente no sentido de diversificar vários produtos para os futuros tomadores, os micro e pequenos empreendedores, e dessa forma buscar se adequar à necessidade deles no momento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here