Foto: divulgação/MS

O site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSUS foram alvo de hackers na madrugada desta sexta-feira (10). Com a invasão, o cidadão, por exemplo, não consegue emitir o comprovante de imunização contra a Covid-19 disponível no aplicativo.

Na página do Ministério da Saúde, os hackers deixaram uma mensagem: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

A mensagem foi assinada por um grupo chamado Lapsus$ Group. O ataque foi definido pelos próprios hackers como ‘ransoware’, quando o conteúdo é tomado e é cobrado um valor pelo “resgate”.

Na manhã desta sexta, o site poderia ser acessado normalmente, porém os dados de vacinação no ConecteSUS continuam inacessíveis. Após o acontecido, o Ministério da Saúde emitiu uma nota explicando o fato.

Leia:

“O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.”

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here