Foto: divulgação

O documentário “Warakan: da terra ao prato”, filme que explora os sabores tradicionais e recentes do estado de Roraima, já tem data de estreia. A obra terá a primeira exibição online pelo YouTube na noite de segunda-feira, dia 20 de dezembro, às 20h.

A narrativa da obra documental tem como fio condutor a gastronomia do extremo norte do Brasil, observada desde um contexto regional amazônico e sob uma perspectiva histórica e cultural sobre como o roraimense se alimenta.

O documentário contou com a participação direta de 12 pessoas. O filme tem 45 minutos de projeção e foi dirigido por Farley Santos, com assistência de Gabriely Damasceno. A direção de fotografia é de Júnior Max, e o argumento da obra é de João Paulo Pires.

O diretor Farley Santos explica que Warakan resgata uma parte do registro de como era a relação dos roraimenses com a comida com os povos nativos da região, passando pelas influências dos primeiros colonizadores até os sabores da atualidade, que chegaram de diferentes estados brasileiros e até de outros países.

“Quisemos trazer um pouco desses elementos e mostrar alguns aspectos que moldaram e ainda moldam um pouco a forma que nos alimentamos. Dividimos em três eixos: o primeiro foca na alimentação regional, o segundo nas influências de outros estados e a parte final na nossa relação com as comidas de outros países”, diz.

Além disso, Warakan busca trazer uma reflexão por parte do espectador sobre a importância e a origem do que os roraimenses comem no cotidiano. “É um tema corriqueiro. Todo dia comemos e acredito que fazemos isso quase mecanicamente, né. Penso que é interessante sabermos também de onde veio esse alimento, por que o consumimos. O Warakan é justamente esse resgate, trazer um olhar para algumas dessas questões”, completa Santos.

Para o projeto, foram consultadas e entrevistadas pessoas de grande sabedoria popular e envolvidos com a culinária regional, cozinheiros, chefs de cozinha e donos de restaurantes, além de memorialistas, pesquisadores e acadêmicos, focando na matéria-prima (a comida), nos temperos e nas pessoas que fazem parte do processo gastronômico local.

Warakan recebeu apoio para execução pelo Governo do Brasil e pelo Estado de Roraima por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 da Lei Aldir Blanc.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here