Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Roraima ainda não decidiu se irá acatar ou recusar a medida proposta pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos será feita somente para quem apresentar prescrição médica e um “termo de consentimento livre declarado”.

“A Secretaria de Saúde informa que a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde está avaliando as recomendações técnicas quanto à vacinação de crianças de 5 a 11 anos, e, assim que tiver o parecer, vai se posicionar com relação ao assunto”, disse a Pasta em nota ao Roraima 1.

Em levantamento realizado pela CNN Brasil, ao menos 12 estados informaram que não seguirão a indicação de Queiroga: Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia, Ceara, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Espirito Santo, Pará, Acre e Paraná.

Nessa sexta-feira (24), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) afirmou que não será necessário apresentar uma prescrição médica para vacinação infantil. O órgão se reuniu nesta sexta-feira (24) para preparar uma reação à determinação do Ministério da Saúde pela prescrição médica para vacinação de crianças.

“E é esse recado que queremos dar no dia de hoje, véspera de Natal: quando iniciarmos a vacinação de nossas crianças, avisem aos papais e às mamães: não será necessário nenhum documento de médico recomendando que tomem a vacina. A ciência vencerá. A fraternidade vencerá. A medicina vencerá e vocês estarão protegidos”, afirmou o órgão em carta publicada às crianças.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em 16 de dezembro, o uso do imunizante da Pfizer em crianças da faixa etária no Brasil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here