Foto: Sérgio Lima/Poder360

A vacina Coronavac, feita em uma parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, pode ser utilizada para imunizar crianças em Roraima. Em nota ao Roraima 1, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a vacina pode ser utilizada, desde que aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde e reforça “que o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização vai utilizar as vacinas todo e qualquer imunizante aprovado”, complementou a Pasta.

A Coronavac ainda não foi aprovada pela Anvisa e recomendada pelo Ministério da Saúde. O Butantan pediu autorização da Anvisa para uso da Coronavac em crianças de 3 a 17 anos em dezembro, mas a Agência cobrou mais dados do Instituto afirmando que os fornecidos não eram suficientes para o aval. Atualmente, a única vacina autorizada para uso pediátrico é a da Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos. Na última quarta-feira (5), o Ministério da Saúde apresentou os detalhes de como será feita a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

Em Roraima, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos será feita em ordem decrescente com prioridade para aquelas com comorbidades. No entanto, o Ministério da Saúde ainda não informou a quantidade de doses da vacina pediátrica que serão enviadas para o estado. Assim que tiver a data de chegada e o quantitativo de doses, vai avaliar de que forma poderá iniciar a vacinação.

Coronavac

O Ministério da Saúde já avalia usar a Coronavac em crianças caso o imunizante seja aprovado pela Anvisa. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. Como a vacina é a mesma utilizada em adultos, estados já se planejam para aplicar doses no público infantil. O imunizante para crianças já é utilizada na maioria dos países sul-americanos e na China. O planejamento inicial é receber até março 20 milhões de doses pediátricas da Pfizer contra a Covid-19, suficientes para imunizar cerca de metade da população de 5 a 11 anos.

A Anvisa realizou na última quinta-feira (6) uma série de reuniões para analisar dados da Coronavac em crianças. Segundo a Agência, o encontro faz parte da avaliação do pedido do Instituto Butantan para uso do imunizante para crianças e adolescentes.

O uso do imunizante do Butantan também é pedido pelos chefes do Executivo estaduais de todos os dias. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum de Governadores, quer organizar para os próximos dias uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pedir pressa na avaliação sobre a aplicação da Coronavac em crianças menores de 5 anos. A justificativa dos governadores é porque essas crianças já frequentam creches e escolas infantis.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here