UBS Lupércio Lima fica localizada no bairro Pintolândia. Foto: PMBV

O avanço de casos da variante Ômicron e de influenza em Roraima tem sobrecarregado unidades de saúde e elevado o percentual de ocupação de leitos hospitalares. A combinação de rápida piora da pandemia de Covid-19 e da epidemia de gripe ameaça provocar um colapso do sistema, segundo o próprio Ministério da Saúde admitiu nessa quarta-feira (12).

Na noite desta quarta-feira (12) pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lupércio Lima, no bairro Pintolândia, enfrentaram filas para tentar buscar senhas e receber atendimento médico. A grande maioria dos que ali estavam tinham sintomas leves que se assemelharam aos de gripe, resfriado ou covid-19.

“Teve gente que chegou 10h da manhã pra pegar a senha e só conseguiu ser atendido agora à noite pra covid”, informou uma usuária na noite de ontem.

Veja a fila registrada noite passada: 

“Eles mandam o paciente procurar o Cosme e Silva e no Cosme Silva mandam a gente procurar o posto de saúde. Ainda não consegui pegar a senha. São 64 senhas para 4 médicos atendendo à noite”, disse.

Somente nessa quarta, Roraima registrou 548 novos casos confirmados para a Covid. O número, que pode estar bastante subnotificado, é maior que o dia anterior, quando 440 contaminados foram notificados. Com isso, a média têm subido exponencialmente e feito até as autoridades em saúde do estado emitirem nota de alerta aos municípios.

Prefeitura de Boa Vista*

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município de Boa Vista assim como outras capitais brasileiras tem enfrentado o aumento na busca por realização de testagem para detecção de COVID-19 desde a última semana de dezembro de 2021. Este tem sido o cenário nacional e mundial.

Entre o período de 1 e 8 de janeiro de 2022, foram realizados 4.245 testes, sendo 3.338 para detecção de antígeno e desses, 1.245 foram positivos.

Além disso, alguns profissionais também estão afastados por conta da doença.

A SMSA reforça os cuidados para evitar a contaminação e o avanço da doença.

As medidas contra a gripe comum são as mesmas utilizadas para evitar o contágio pela Covid-19: Utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, manter os ambientes ventilados, não tocar olhos e boca constantemente, evitar aglomerações e locais fechados, aderir a vacinação contra a gripe e a covid-19.

Para aqueles que ainda não se vacinaram contra gripe e Covid-19, devem procurar uma das unidades básicas da prefeitura de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, além de uma dos dois pontos drive thru, no Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro e Quadra do CRAS, no Parque Germano Sampaio – Pintolândia, de segunda à sábado, das 8h30 às 17h.

A prefeitura disponibiliza oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para Covid-19. Dessas, 06 UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h até meia-noite e aos sábados, das 8h às 20h: Lupércio Lima (Pintolândia) | Olenka Macellaro (Caimbé) | Mariano de Andrade (Caranã) | Délio Tupinambá (Nova Cidade) | São Vicente | Aygara Motta (Cidade Satélite). Outras 02 UBS atendem das 8h às 20h durante a semana: Equatorial e Sílvio Botelho.

*reportagem atualizada às 16h27 com o posicionamento da Prefeitura de Boa Vista.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here