variante delta
Foto: divulgação

Apesar do crescimento do casos de covid-19 no estado, de acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz prevê que Roraima deve ter estabilidade tendência de longo e curto prazo nas notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Além de Roraima, o Rio de Janeiro também não deve ter crescimento. É o que aponta o Boletim Infogripe, divulgado nesse sábado (15).

Os casos graves respiratórios mais que dobraram, no País, nas últimas três semanas e os outros 25 estados que devem registrar crescimento nas notificações de (Síndrome Respiratória Aguda Grave), de pelo menos 95%.

“Praticamente todos os estados apresentaram sinal de crescimento anterior às SE 52 de 2021 (26/12 a 1/1) e 1 de 2022 (2/1 a 8/1), deixando claro que tal contexto é anterior às celebrações de final de ano, reforçando a importância dos alertas quanto aos cuidados necessários à época. A manutenção da divulgação dos dados durante este período, certamente teria dado melhores condições para a população tomar decisões adequadas ao momento epidemiológico”, ressalta Gomes, coordenador do InfoGripe.

Segundo a instituição, o final de 2021 foi marcado por epidemia de influenza A em praticamente todo o território nacional, seguida de retomada do crescimento nos casos graves associados à covid-19 a partir da segunda quinzena do mês de dezembro.

“Destes, apenas os estados do Amazonas e Rondônia apresentam sinal de estabilidade na tendência de curto prazo. Todos os demais apresentam sinal de crescimento, sendo este sinal moderado (probabilidade > 75%) no Amapá, Pará e Piauí, e forte em todos os demais”, diz boletim do InfoGripe, publicado pela Fiocruz.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here