Foto: divulgação

O total de famílias inadimplentes, aquelas que não pagaram suas dívidas subiu em 2021, registrando uma sequência de sete meses de aumento e finalizou o ano com 45,4%, o maior percentual desde 2015.  Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das famílias brasileiras, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgado nessa terça-feira (18).

O estudo também mostrou que em Roraima o número de pessoas com algum tipo de dívida atingiu o maior nível em toda a série histórica. De acordo com os dados divulgados pela CNC e analisados pela Fecomércio/RR, o ano de 2021 fechou com 86,3% das famílias endividadas.

Segundo o assessor econômico da Federação do Comércio em Roraima, Fábio Martinez, “apesar da redução na comparação com novembro, no acumulado do ano houve um crescimento de 9% no percentual de famílias endividadas, o que totaliza mais de 83 mil famílias que declararam ter algum tipo de dívida”.

O cartão de crédito continua sendo a principal dívida das famílias em Roraima, com 72,2%, em seguida estão os carnês de lojas, com 42,2%, o crédito pessoal com 13,6% e os financiamento de casa (11%) e de carro (7,9%).

Ainda de acordo com o economista Fábio Martinez, “em média as contas estão em atraso por 54 dias e menos da metade das famílias (42%) terão condições de pagar integralmente as dívidas em aberto. Já o percentual de famílias que não têm condições nenhuma de pagar suas dívidas permanece estável em 6%, apresentando uma queda de 35% no acumulado do ano”.

As dívidas das famílias em Roraima apresentaram uma extensão média de parcelamento de 7 a 8 meses e comprometem 29,5% da renda dos roraimenses.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here