Foto: Katerine Almeida.

Com o aumento acelerado de casos da Covid-19 e de síndromes gripais em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista já precisou afastar 150 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos e enfermeiros. Desses, 75 profissionais atuam nas unidades básicas de saúde e o restante no Hospital da Criança Santo Antônio.

Com a baixa de vários profissionais, o atendimento consequentemente se torna mais lento nas unidades de saúde da capital, que atende pacientes dos 14 municípios de Roraima, além de visitantes do Amazonas, Venezuela e Guiana.

As UBS’s de Boa Vista já registraram aumento de 300% na procura por atendimentos e consultas entre a última semana de dezembro de 2021 e os 18 primeiros dias de janeiro deste ano.

De 1º a 18 de janeiro, todas as 34 UBS’s de Boa Vista já realizaram 40.990 atendimentos. Desse total, quase 30 mil aconteceram apenas nas 8 UBS’s de Covid-19. Enquanto isso, na última semana de dezembro 2021 foram contabilizados 10.080 atendimentos na rede básica de saúde.

“A falta desses profissionais que precisam ser afastados acaba reduzindo a capacidade de atendimento das UBS’s. Nossos profissionais de saúde estão trabalhando duro desde o início da pandemia, sem feriados, finais de semana, sem férias. E isso é um peso enorme para todos. Estamos dando o nosso melhor, como equipe e profissionais, mas a população precisa colaborar e garantir os cuidados e respeitar as recomendações para que a gente consiga vencer essa pandemia”, pediu Cinthia Brasil, superintendente de atenção básica.

Sintomas da gripe – Os mais comuns são: cansaço, febre, dores nas articulações, tosse seca ou catarro e ainda há casos de dores de ouvido e olhos irritados.

Sintomas Covid-19 – Os sintomas são similares, como febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, cansaço e falta de ar.

Medidas preventivas – As medidas de prevenção contra a gripe comum são as mesmas utilizadas para evitar o contágio pela Covid-19: Utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, manter os ambientes ventilados, não tocar olhos e boca constantemente, evitar aglomerações e locais fechados e aderir a vacinação contra a gripe e covid-19.

A prefeitura reforça a importância da vacinação para aqueles que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Hoje, são disponibilizadas 8 UBS´s para atendimentos de casos de síndrome gripal e Covid-19 e também 22 UBS´s e dois pontos drives –thru para vacinação contra a Covid-19.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here