Foto: Semuc PMBV

Para você que está sem opções de lazer no feriadão prolongado de São Sebastião, celebrado nesta quinta-feira, 20, aqui vão algumas opções. Que tal começar o feriado tomando aquele clássico café da manhã caprichado no Mercado Municipal São Francisco? Na quinta-feira, 20 e no domingo, 23 o local funcionará das 6h às 15h. Já na sexta e sábado, em horário normal, das 6h às 18h.

MERCADO MUNICIPAL – Por lá o visitante tem a possibilidade de viver uma verdadeira experiência gastronômica, com a oferta de uma incrível variedade de alimentos regionais com pratos típicos da região norte, a exemplo da paçoca com banana.

Além disso, estão disponíveis produtos exclusivos de artesanato, confeccionados com com produtos sustentáveis, utilizando matéria-prima como sementes de Açaí e Buriti, folhas de Paxiúba, fio de Tucum e fibras de diversas palmeiras tradicionais da Amazônia.

PARQUE DO RIO BRANCO – Outra boa pedida é o Parque do Rio Branco. Uma excelente opção para aquele passeio de fim de tarde, com toda a família. Para a criançada, a famosa ‘Selvinha’ funcionará normalmente todos esses dias, no horário das 15h às 21h, exceto a área molhada, que abre às 16h.

E a Feirinha de Artesanato e Gastronomia do Parque, você conhece? Promovida pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), funciona todas as sextas, sábados e domingos, das 17h às 22h, próximo ao Mirante Edileusa Lóz.

Em média são 35 barraquinhas, divididas entre artesanato e gastronomia. Para comer, por exemplo, o visitante pode encontrar: escondidinho de carne de sol, pirarucu à cascasaca, tacacá, paçoca, pastel, panqueca, açaí, brownie, pipoca, churros, salgados, tortas, salada de frutas, dentre outras iguarias.

Para quem curte artesanato, por lá é possível encontrar biojóias, colares, cestarias, tapetes de crochê, souvenir de biscuit, plantinhas, plaquinhas decorativas, entre outros itens exclusivos, feitos à mão.

ORLA TAUMANAN – E que tal aproveitar esse rolê no Parque do Rio Branco e dar uma passadinha na Orla Taumanan pra comer aquele petisco maravilhoso, curtir a brisa e a vista espetacular do Rio Branco?

São cinco quiosques, sendo dois localizados na plataforma superior, chamada de Meiremê (Arco-Íris) e três na plataforma inferior, Weikepá (Nascer do Sol). Por lá é possível encontrar petiscos, como camarão, filé com fritas, frango a passarinho, diversas opções de peixes regionais, a exemplo do tambaqui, além de cafés, lanches e salgados e sorvete artesanal.

BOSQUE DOS PAPAGAIOS – Outra opção bacana para toda família é o “Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana. Na quinta, 20 e sexta-feira, 21 estará fechado para visitação, mas no sábado, 22 e domingo, 23 atenderá das 14h às 18h.

A visita ao parque garante uma experiência diferente, com seis trilhas, em torno de 5 km (somadas), diversas espécies de árvores e plantas, animais silvestres, como arara, tucano, jabuti, cutia, paca e até uma capivara.

Conforme levantamento feito pela equipe de profissionais do parque, no período de criação do Bosque, são 23 espécies de árvores contabilizadas, dentre elas: Caimbé, Pimenta de Macaco, Jenipapo, Sucuba e Murici. Ao visitar o local, é obrigatório o uso de máscara e é disponibilizado álcool em gel aos visitantes.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here