Foto: divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou os primeiros casos de covid-19 causados pela variante ômicron do coronavírus em Roraima e emitiu nota de alerta para todos os municípios de Roraima informando sobre a circulação da variante. O alerta foi divulgado nessa quarta-feira (26).

O objetivo é orientar gestores e profissionais de saúde para a importância das medidas de segurança, a fim de evitar o avanço da pandemia e aumento de infecções do coronavírus. Em Roraima, de acordo com o Relatório de Circulação de Linhagens de SARS-CoV-2, das 20 amostras sequenciadas, todas tiveram resultado para a Ômicron, confirmando a presença da variante no Estado.

As recomendações para os municípios incluem a notificação, de forma imediata, de todos os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 no e-SUS Notifica, e, no caso de internação, notificar também no SIVEP-Gripe e comunicar para a Secretaria de Municipal de Saúde de sua abrangência.

Além disso, é preciso aumentar a cobertura vacinal e aplicar a dose de reforço para a população alvo, reforçar as medidas de prevenção à doença e disponibilizar mais testes para a detecção da covid-19.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here