Foto: Divulgação/Instituto Vital Brazil

Os municípios de Roraima com maiores alertas para acidentes com cobras são Alto Alegre e Uiramutã. E as duas cidades estão entre as que mais figuram atenção para a oferta de soro antiofídico do país, foi o que revelou o pesquisador Ricardo Dantas, do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz.

Ele explicou que o estudo tenta dar uma dimensão real do tempo necessário pra se acessar os serviços de saúde no caso de uma emergência. Para isso, foram cruzados dados da distribuição espacial da população, fornecidos pelo IBGE, com a localização dos estabelecimentos de saúde e com as características de deslocamento da população de cada região. Essas características seriam se o deslocamento se dá a pé, de barco, via estrada, etc.

Segundo Dantas, no Brasil, a Amazônia é a região com maior incidência desse tipo e acidente e, ao mesmo tempo, a que apresenta uma maior dificuldade na assistência à saúde.

O estudo lista as dez cidades em que a taxa de ocorrência de picadas de cobras é mais alta e também onde a população não conta com posto que tenha soro antiofídico. Além das duas cidades roraimenses ainda estão na zona de risco Severiano Melo (RN), Mazagão (AP), Recursolândia (TO), Afuá (PA), Itaubal (AP), Arame (MA), Piraquê (TO) e Anajás (PA).

O pesquisador acrescenta que, aos mostrar os gargalos, o estudo pode ser uma ferramenta útil a prefeituras e ao poder público para buscar soluções para o problema.

“Você pode tanto equipar outras unidades que não foram consideradas, já que no momento elas não disponibilizam soros; você pode pensar em disponibilizar soros em estabelecimentos menos convencionais, por exemplo: uma fazenda, uma farmácia (…). Você pode pensar em definir novos lugares, colocar novos postos, novos estabelecimentos de saúde que ofertem soros, ou você pode pensar em estratégias de ampliar o transporte sanitário”, explicou.

O estudo está disponível aqui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here