Deputado Jalser Renier (SD). Foto: Arquivo/Jader Souza

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o processo de cassação do deputado estadual Jalser Renier (SD), por quebra de decoro parlamentar, seja retomado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Para o ministro, a decisão da Justiça de Roraima não poderia ter sido aplicada com base no Código de Processo Penal por ser regulamentada pelo Regimento Interno da Assembleia, não cabendo a interferência do Judiciário. A audiência que discutia o pedido de cassação do parlamentar havia sido suspensa em novembro do ano passado pelo desembargador Mozarildo Monteiro Cavalcanti.

Jalser teve o processo de cassação aberto pela Assembleia por ser apontado como o principal suspeito de ser o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos, em outubro de 2020. A Operação Pulitzer apontou ainda participação de oito policiais militares e um ex-servidor da Assembleia no crime.

“Vamos aguardar os desdobramentos deste caso com serenidade. Ao final deste processo, espero que meus pares entendam que nada fiz de errado. Todas as acusações que deram origem a essa movimentação política contra mim são manobras de adversários inescrupulosos. Não conseguem me vencer nas urnas e, agora, querem ganhar no tapetão. Neste momento, os ataques desmedidos têm como alvo um único parlamentar. No futuro,  se aberto o precedente, esses ataques vão enfraquecer os mandatos parlamentares como um todo, ou seja, toda Assembleia ficará ainda mais exposta a sanha punitivista de alguns mais afoitos”, divulgou o deputado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here