Foto: arquivo/PMBV

Apesar do cenário ainda atípico, o Carnaval em 2022 deve ter uma movimentação financeira de R$ 13,9 milhões em Roraima, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados foram analisados pela assessoria econômica da Fecomércio em Roraima e mostram que apesar do movimento, o resultado no Estado ainda é 29,3% menor do que antes da pandemia.

De acordo com o economista Fábio Martinez, “o Carnaval em Roraima deve registrar um crescimento de 27,8% em relação ao ano passado e gerar em torno de 30 empregos temporários. Teremos uma movimentação financeira maior, mas isso não significa que a procura pelos serviços aumentou. Os números mostram que a movimentação financeira este ano ainda será menor comparando com o Carnaval de 2020, realizado antes da pandemia ser decretada”.

Enquanto, no ano passado, 20 governos estaduais optaram pelo cancelamento do feriado e dos pontos facultativos, este ano, 11 das 26 capitais já confirmaram que manterão o calendário. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, lembra que o Carnaval não é um feriado nacional, mas é o principal evento da agenda do turismo brasileiro. “Independentemente das festas que, em sua maioria, foram adiadas ou canceladas neste ano, a decretação de feriado ou ponto facultativo, em níveis regionais, acaba movimentando o setor de forma significativa”.

Recuperação gradual

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), nos últimos 12 meses encerrados em janeiro, os preços dos bens e serviços mais demandados durante o Carnaval registraram oscilação média de +8,6%, situando-se, portanto, abaixo da inflação média no período (+11,1%). A CNC projeta variação de 9,8% nos preços médios desses bens ou serviços. Devem se destacar as altas nos preços das passagens aéreas (+23,4%), carnes (+12,95) e bebidas para consumo no domicílio (+12,8%).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here