Foto: Josué Ferreira/Visão Mundial Brasil

A Visão Mundial realizou as primeiras atividades do projeto “Ven, Tú Puedes!” em Pacaraima, fronteira com a Venezuela. Cerca de 40 pessoas foram atendidas nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, com elaboração de currículo em português, emissão da carteira de trabalho e orientações sobre o mercado brasileiro.

As atividades foram realizadas no Centro de Capacitação e Referência do Projeto Brasil, Um Coração que Acolhe, da Organização Humanitária e Não-Governamental Fraternidade Sem Fronteiras, parceiro nesta ação. A expectativa é que as ações sejam desenvolvidas em resposta à crise migratória, com o intuito de diminuir os impactos na cidade fronteiriça.

“Sou grata por ter recebido um atendimento de pessoas especializadas. Como migrantes, ouvimos muitas informações desencontradas, mas hoje pude ouvir e entender quais são meus direitos e deveres no Brasil, o que prevê a legislação, e os documentos necessários para conseguir um emprego”, fala Georgina Antonie.

Calendário de ações

De acordo com a coordenadora do “Ven, Tú Puedes!” em Roraima, Bárbara Gil, a expectativa é que haja um calendário com datas fixas, para que os atendimentos ocorram na cidade a cada duas semanas. Ela afirma que o objetivo do projeto é promover atividades que contribuam para a sustentabilidade econômica dos participantes e de suas famílias.

“Essa extensão do projeto para Pacaraima é importante, porque são atividades de meios de vida, ou seja, atividades que vão ajudar essas pessoas a encontrar um trabalho no Brasil. Mais do que isso é poder orientá-los dos direitos e deveres no mercado local, para que não sejam vítimas de exploração de mão de obra”, destaca Bárbara.

Os migrantes e refugiados venezuelanos passam por um ciclo de atendimentos: são cadastrados no projeto, recebem as primeiras informações dos eixos de atuação da ONG; depois passam por uma sessão de orientação, em que aprendem sobre o universo do emprego formal. Em seguida, com a ajuda dos funcionários da Visão Mundial, fazem o currículo em português.

Carlos González, 45 anos, está há 20 dias em Pacaraima e recebeu orientações sobre o mercado de trabalho, aprendeu sobre leis, direitos e deveres das empresas e dos empregados. Professor de inglês e ex-militar na Venezuela, Carlos avalia que os esclarecimentos são primordiais para ele que vai ao Sul do Brasil em busca de um emprego.

“Todas as explicações foram excelentes, pois, quando chegamos a um país, necessitamos ter conhecimento prévio sobre o que vamos precisar. Não são todas as pessoas que ensinam com tanto entusiasmo. Estou preparando a documentação para seguir ao estado do Paraná, onde um amigo me espera”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here