Cuidadores pedem redução de jornada e Prefeitura depende de aprovação de concurso na Câmara. Foto: divulgação/ Sitram

Em estado de greve desde a terça-feira (8), os cuidadores da educação municipal da prefeitura de Boa Vista pedem a redução da carga-horária de trabalho de 40h para 30h semanais. Cerca de 300 profissionais paralisaram as atividades e o impasse só será resolvido depois que a Câmara Municipal de Boa Vista aprovar o Projeto de Lei 05/2022, que autoriza a prefeitura da capital a realizar concurso público para o preenchimento de 2 mil vagas para professores, reduzindo a jornada dos cuidadores, cujo pedido de aprovação já foi oficialmente solicitado aos vereadores há pelo menos 1 mês, pelo prefeito Arthur Henrique (MDB).

“Quem perde com toda essa demora são as nossas crianças. Boa Vista tem hoje a 5ª melhor educação de todo o Brasil e o nosso planejamento é melhorar cada vez mais”, publicou.

Vereadores de oposição tentam se aproveitar da paralisação para inflamar os manifestantes e criar instabilidade entre o Executivo municipal e os servidores, mas o fato é que somente com a aprovação da própria Câmara é que a situação será resolvida, segundo o prefeito.

Decisão judicial 

Nesta quinta-feira (10), o Tribunal de Justiça de Roraima determinou que metade dos profissionais em greve retome as atividades, tendo em vista que os alunos que necessitam de acompanhamento dos cuidadores já tiveram prejuízos o suficientes com o afastamento de sala de aula durante a pandemia.

“O perigo de dano também restou demonstrado, pois, embora o serviço desenvolvido pelos Cuidadores não seja classificado como essencial, com a paralisação dessa categoria profissional haverá prejuízo à coletividade, especificamente às crianças do Município de Boa Vista, que há pouco retomaram as aulas presenciais nas escolas após longo período afastadas do ambiente escolar em razão da pandemia de Covid-19”, diz um trecho da decisão do desembargador Mozarildo Cavalcanti.

Clique aqui para ver a decisão completa.

O Sindicado dos Trabalhadores Municipais (Sitram) informou que ainda não foi notificado oficialmente de nenhuma decisão judicial a respeito do retorno de 50% dos cuidadores de alunos para seus locais de trabalho.
“Entretanto, o documento é público e decisão judicial se cumpre. A orientação do Sindicato é que os cuidadores se organizem da seguinte forma: metade dos participantes da greve ocupem seus locais de trabalho na sexta-feira (11) e os 50% continuem na greve. Nesta sexta-feira uma escala de revezamento deve ser montada e a diretoria dará orientações. A manifestação seguirá em frente à Prefeitura de Boa Vista a partir das 7h30. Os advogados do Sitram já estão atuando para reverter a ação movida pela Prefeitura. A greve dos cuidadores vai continuar”, informou.

Concurso

“As crianças não podem pagar pela falta de bom senso de vereadores que não tem compromisso com a população. E isso será lembrado”, publicou um internauta nas redes sociais do prefeito, que respondeu: “O executivo precisa da aprovação dos vereadores para colocar em prática o Projeto de Lei. Isso não depende apenas da prefeitura. Trabalhamos com planejamento, e isso já foi feito. Agora, a Câmara tem que fazer a parte dela”, disse.

De acordo com a Câmara Municipal, o PL 05/2022 será votado na próxima sessão plenária.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here