Cuidadores na Câmara Municipal de Boa Vista. Foto: Álvaro Botelho

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa, parece que governa mas não manda. Ali, só entra em pauta, aquilo que os Denaristas querem. E apesar de o governador Antonio Denarium (PP) não ter, em tese, nada a ver com o que se passa no Legislativo municipal, acompanhe aqui essas contas:

Minar o trabalho da Prefeitura reduziria a vantagem na disputa pelo Palácio Senador Hélio Campos, este ano, obviamente. Sabendo que qualquer rusga na (até então) ilibada reputação política do prefeito Arthur Henrique (MDB), poderia respingar diretamente na campanha de sua madrinha, Teresa Surita (MDB), ao governo, os Denaristas apontaram seus holofotes para um grupo de 300 cuidadores municipais, que querem, legitimamente, a redução de suas cargas-horárias de 8 para 6 horas diárias.

A reinvindicação, ao meu ver, é justa. Todo trabalhador tem o direito de lutar pela conquista de benefícios. A prefeitura argumenta que todos eles foram aprovados em concursos públicos cujos editais previam que as vagas eram para 40 horas semanais, mas, esteve disposta a negociar. Se apegou a ideia de que, com mais 2 mil professores em salas de aula, seria possível ajustar os horários dos cuidadores. Faz todo o sentido. Mas aí, a autorização do concurso, solicitada pelo prefeito em regime de urgência, já foi sabotada nas três últimas sessões da Câmara Municipal de Boa Vista. Da última vez a justificativa foi a de uma pane no painel eletrônico.

Os parlamentares são os mesmos: ligados ao governador, permanentemente vistos apagando o fogo da greve com gasolina, em transmissões ao vivo e postagens de apoio nas redes sociais. Trazem em suas trajetórias públicas feitos como a votação de nomes de ruas e a aprovação de títulos de “Cidadão de Boa Vista”. Com a pauta travada, e a solução jogada ao vento, o prefeito retirou o projeto da Câmara e os professores deverão ser contratados via seletivo. Continuando a matemática: para os vereadores, em detrimento de 300, 2 mil não farão concurso.

A justiça já havia mandado metade da categoria voltar ao trabalho porque as crianças que necessitam de acompanhamento já estavam prejudicadas demais com os dois anos de pandemia. A outra parte segue sendo inflamada pelos vereadores para que não enxergue os caminhos viáveis de uma solução.

Supreendentemente a prefeitura não parou. Servidores foram realocados e todos os alunos com necessidade de acompanhamento de cuidadores que seriam prejudicados com intenções eleitoreiras e atos de total irresponsabilidade e até desdenho do Legislativo municipal, estão sendo assistidos como se greve alguma existisse.

No andar da carruagem, se depender do apoio de quem não sabe negociar, o problema tende a cair no esquecimento, inclusive, do próprio Executivo municipal. A categoria pode sair perdendo, justamente por estar apoiada em quem não tem interesse em solucionar absolutamente nada. Sem voz e com a Câmara jogando contra, os servidores estão sendo envolvidos em uma manobra que não está funcionando.

Para atacar a prefeitura, este grupo precisaria de causas muito mais palpáveis e do imprescindível apoio popular. Não tem. Força política não é uma característica de Denarium e de seus aliados. Este é, inclusive, um dos maiores legados de sua gestão: o trabalho com apoio de poucos, que beneficia a poucos e o pouco (quase nada) daquilo que é feito, não agrada a ninguém.

E, Genilson! Bira da assistência lá do Romeu Caldas conserta esse painel aí bem rapidinho.

2 comentários

  1. Infelizmente uma reportagem super tendenciosa e cheia de falhas!!!ainda bem que vc acha que a reivindicacao dos cuidadores é justa, pq de facto é mesmo!!!!a categoria quer e mt conversar com o prefeito e entrar num acordo!!!so que este nunca nos atendeu!!!qt aos projetos ele tirou da camara repentinamente, dizendo k tinha alguns erros..e qt aos cuidadores serem substituidos nas escolas e creches e td estar as mil maravilhas é mentira pura, pq é so ver que as criancas estao sendo liberadas ao meio dia nalgumas creches e os pais reclamando, alguns nem levam mais os filhos na creche pq sabem que nao serao bem cuidados, como se fosse pelos profissionais certos…e a nossa greve nao tem nada a ver com questoes politicas, apenas uma reivindicacao que ja vem sido cobrada desde 2019, lutando pelo principio da isonomia dentro da prefeitura!!!estamos cansados fisica e psicologicamente e com o quadro extremamente defasado tivemos que obrigatoriamente entrar em greve para sernos notados e atendidos pela prefeitura!!

  2. Ainda bem que vc acha que a reivindicacao dos cuidadores é justa, pq de facto é mesmo!!!!a categoria quer e mt conversar com o prefeito e entrar num acordo!!!so que este nunca nos atendeu!!!qt aos projetos ele tirou da camara repentinamente, dizendo k tinha alguns erros..e qt aos cuidadores serem substituidos nas escolas e creches e td estar as mil maravilhas é mentira pura, pq é so ver que as criancas estao sendo liberadas ao meio dia nalgumas creches e os pais reclamando, alguns nem levam mais os filhos na creche pq sabem que nao serao bem cuidados, como se fosse pelos profissionais certos…e a nossa greve nao tem nada a ver com questoes politicas, apenas uma reivindicacao que ja vem sido cobrada desde 2019, lutando pelo principio da isonomia dentro da prefeitura!!!estamos cansados fisica e psicologicamente e com o quadro extremamente defasado tivemos que obrigatoriamente entrar em greve para sernos notados e atendidos pela prefeitura!!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here