Foto: Ascom/Sesau

Por conta do retorno das cirurgias eletivas e em virtude de ser o único hemocentro a abastecer todo o Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) anunciou que estenderá a sua rotina de trabalhos aos sábados.

Conforme a assistente social da captação de doadores da Unidade, Márcia Pinheiro, a medida seguirá por período indeterminado, com foco no reforço de todas as tipagens sanguíneas, principalmente as de fator negativo.

“Diante disso, o Hemoraima está abrindo aos sábados, por um período indeterminado. Neste sábado, funcionaremos das 7h30 às 12h. Então, eu peço que compareçam ao Hemocentro”, completou.

Para se tornar um doador de sangue, o interessado precisa ter mais de 50kg e não estar em jejum no dia da coleta do material. No caso de adolescente a partir de 16 anos de idade, é necessário que esteja acompanhado pelos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

É preciso ainda evitar a ingestão de bebida alcoólica ou consumo de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. Além disso, o interessado não pode estar com febre, gripe ou resfriado. Grávidas e mulheres no período pós-parto também não poderão realizar a doação.

“Aqui você passará por uma triagem clínica, e se atender a todos os requisitos, fará a sua doação e salvará até quatro vidas”, destacou Márcia Pinheiro.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Hemoraima funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h. Os interessados também podem agendar um horário por meio do telefone (95) 2121-0831. A unidade fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here