Foto: Semuc/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista publicou uma nota à imprensa nesta terça-feira (5) em que irá publicar decreto para tornar facultativo o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados. O documento com a medida deve ser publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (6).

“Boa Vista, hoje com 59% de pessoas vacinadas com esquema completo, vai tornar facultativo o uso de máscaras em ambientes fechados na capital, porém com algumas orientações a serem seguidas”, afirmou a Prefeitura.

O uso de máscaras já era facultativo em ambientes abertos desde o dia 8 de março e a capital e o Executivo havia determinado o retorno 100% presencial dos atendimentos nas secretarias e órgãos públicos municipais, independente de agendamento. À época, a decisão havia sido motivada devido aos baixos números de casos da covid-19 na capital, além da queda das internações tanto em leitos clínicos, como em leitos de UTI.

Calamidade

Ainda em nota, o Executivo disse que recebeu com estranheza a decisão do Governo de Roraima em desobrigar o uso de máscaras para todo o estado, “25 dias após a decretação de estado de calamidade pública, e ainda o baixo índice de vacinação com esquema completo no Estado de Roraima”, complementa a Prefeitura em nota.

O decreto nº 28.635-E, que institui calamidade pública em Roraima em razão da pandemia de covid-19, foi renovado após aprovação no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima, no dia 8 de março. A matéria restringe o estado de calamidade para instituições como a Defesa Civil, Educação, Saúde e leis que dependem desta situação para manter-se vigente.

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, com dados até 31 de março, 65,5% da população acima de 18 anos, 55,6% da população de 12 a 17 anos e 2,4% das crianças de 5 a 11 anos estão completamente imunizados contra a doença em Roraima.

“É importante que a população se vacine, para garantir a redução do risco de adoecimento ou agravamento da Covid-19”, finalizou a Prefeitura. A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima para comentar a nota da Prefeitura e aguarda o retorno.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here