Ginásio Totozão. Foto: Secom RR

Em nova pesquisa encomendada sabe-se lá por quem, paga com dinheiro sabe-se lá quem, divulgada pelo jornal de sabe-se lá de onde, e replicada pelos comissionados do governo de Roraima em grupos de notícias e redes sociais nesta quarta-feira (13), Teresa Surita (MDB) e o governador Antonio Denarium (PP), aparecem, respectivamente, com 38 e 37% das intenções de voto do eleitorado roraimense para o governo de Roraima. Sim, aparecem tecnicamente empatados, como em uma reviravolta digna de um episódio inteiro de House of Cards , despertando, no mínimo, a curiosidade do eleitorado, para não dizer o riso.

Mas afinal, o que será que o governador Denarium pode ter feito de tão bom a ponto de tomar 30% do eleitorado de Teresa em poucos meses? É justamente nesse ponto onde o eleitor não se entrega.

Sabendo que na última pesquisa oficialmente reconhecida a ex-prefeita tinha mais de 70% das intenções de voto, o que será que houve para que Teresa tivesse uma queda tão significativa em alguns meses? Escândalo de corrupção? Não houve. Prisão? Não houve. Escândalo na vida pessoal? Não há. Em outro cenário, os positivistas diriam que tal feito poderia acontecer sim, mediante, claro, um trabalho significativo do governo em prol das camadas mais pobres da população nos últimos tempos. E este, meus amigos, sabemos também que não foi o caso.

Como então seria possível, sem resultados aparentes, com a entrega de obras ainda não concluídas e a infinita assinatura de ordens de serviço, dia após dia, sem que de fato nada saia do campo das promessas, obter um crescimento tão relevante? Respondo: é o famoso “se colar, colou”. Numa crise mal intencionada de excesso de autoestima, o governo de Roraima  não aprendeu a lição com as eleições para prefeito de Boa Vista, cujas pesquisas definiam Ottaci (SD) como o prefeito da capital. Coincidentemente, as bases de apoio são as mesmas: a Assembleia em peso apoia Denarium, assim como em 2018 apoiou o então candidato de Jalser à prefeitura. E o resultado, a gente já sabe qual foi: lavada de Arthur.

Não é superdimensionando resultados de pesquisas que se vence uma eleição. É com trabalho para mostrar. Para um crescimento desta proporção, o governador deveria ter mostrado serviço muito antes, sem falsas promessas, e sem firulas para abrilhantar uma realidade muito mais cruel em todas as áreas que estão estagnadas nesse mandato.

Coincidência ou não, o referido Instituto já teve uma de suas pesquisas ao governo desconsideradas pela Justiça Eleitoral pela falta de elementos necessários para que se levasse em conta o registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Agora, com as tais “pendências jurídicas” sanadas, novamente os números são apresentados com outra roupagem, para tentar pegar os mais desavisados de surpresa. Não vai colar.

Em um exercício de consciência simples, eu vou ilustrar aonde o povo roraimense quer chegar: pegue a avenida Ene Garcês sentido aeroporto. Pare ali em frente ao Totozão, olhe para um lado da rua e olhe para outro. De um lado temos um complexo esportivo falido, abandonado, dentro da área de um parque cuja administração é de competência do governador Denarium. O que se vê é o sucateamento do aparelho público, ruínas, abandono, destruição, entulho, parque depredado, quadra aos farelos, piscinas quebradas, prédios escangalhados. Mas a ordem de serviço está assinada. Teve festa e tudo para comemorar aquilo que até agora não foi feito. E assim a lista só cresce: casa da cultura, teatro Carlos Gomes, escolas, parques aquáticos, vicinais… é muita assinatura para tão poucas obras reais. Afinal, papel e caneta são mais baratos do que concreto e tijolo.

E ali mesmo, do outro lado da rua, temos o complexo de praças cuja competência administrativa é da Prefeitura de Boa Vista. É exatamente o oposto da política pública defendida pelo Estado: ali tem zelo, arborização, iluminação, limpeza, comércio, esportes, atividades recreativas, educação infantil integrada e tecnologia. Assim mesmo: a olho nu, sem você precisar sair do lugar. Olhe para um lado e olhe para o outro. O que faz mais sentido para você?

Sem aprender a lição das eleições de 2018, cujas pesquisas apontaram Ottaci como pretenso favorito ao Palácio 9 de Julho, Denarium persiste em sua caminhada do desespero, já que em sua gestão, somente a turma do Frigo 10 saiu ganhando. Júnior Goiana vai bem, obrigado. Júnior Ferreira aguarda na fila da espera para a cirurgia ortopédica já tem 2 anos. Parima está cada dia melhor, já Fabrício do Asa Branca está sem saber se compra um bujão de gás ou se paga pelo fardamento exigido ao filho em uma Escola Militar. Seu Luiz Brito está muito feliz com a atual gestão, Seu Luiz Ramos, só queria que o governador tivesse dado a cesta da família nos anos anteriores, e não somente agora, porque quem tem fome não tem como esperar para comer só em ano eleitoral.

É nessa pesquisa aí em que o povo confia. Sem conluios, vivendo em Roraima, conhecendo cada maquiagem montada para ludibriar – conhecendo a verdade. O povo te conhece, Denarium, e sabe que é hora de livrar Roraima de um poço sem fundo, onde mentir virou política de governo, enganar virou lei, e ludibriar, a sua única arma de campanha.

Que venham as urnas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here