Bolsonaro recebeu o presidente da Embrapa nesta quinta (14). Foto: reprodução.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, que participou da live do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (14), disse que a empresa tem desenvolvido tecnologia e permitido o aumento da produção de trigo no Brasil, com novas lavouras no Centro-Oeste e em Roraima, para tentar enfrentar um desabastecimento nacional.

Bolsonaro disse que o Brasil vive a possibilidade de uma guerra de segurança alimentar por conta da falta de trigo no mercado.

“O Brasil vive uma possibilidade, uma iminência de uma guerra da segurança alimentar. Ele (Moretti) vai falar sobre o trigo e vai falar de fertilizantes, mas em uma linguagem bastante simples, objetiva de modo que você vai entender essa linguagem”, disse.

Questionado por Bolsonaro, Moretti explicou que hoje cada brasileiro consome 55 kg de trigo por ano, com pão, massas e biscoitos, por exemplo.

“O Brasil é ainda um importador de trigo. O Brasil possui algo em torno de 7 milhões de toneladas e tem uma demanda de 12 milhões. Então, nós precisamos todo ano importar 5 milhões de toneladas, o que uma situação como a que a gente está vivendo, com essa guerra na Ucrânia, coloca um risco de abastecimento”, explicou Celso Moretti.

O presidente da Embrapa explicou ainda que, hoje, o país que mais exporta trigo para o Brasil é a Argentina. Bolsonaro, então, afirmou que problemas com a oferta de diesel no país vizinho pode complicar a situação.

“A Argentina tá com problema. Por exemplo: até há poucas semanas o diesel tava bastante barato, pessoal ia abastecer na Argentina, e acabou existindo uma interferência de preços por parte do governo federal. Por ser barato. E, agora, está em falta o diesel na Argentina. Então, isso pode ter reflexo na produção de trigo naquele país”, concluiu Bolsonaro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here