Foto: Helene Santos

Na passagem de fevereiro para março o comércio varejista de Roraima cresceu 2,8% segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa média nacional mostrou avanço de 1% com resultados positivos em 19 das 27 Unidades da Federação.

Já frente a março de 2021, na série com ajuste sazonal, Roraima teve crescimento de 12,1% nas vendas do comércio varejista. O resultado do País foi de 4%, permanecendo em positividade em 24 das 27 Unidades da Federação.

Brasil

Ainda de acordo com a pesquisa, o valor para o mês foi o maior desde 2018, quando teve uma alta de 1,2%. Com isso, a média móvel trimestral avançou em 1,6% no período encerrado em março. A alta foi de 4% se comparada ao mês de março do ano anterior. Nos últimos 12 meses o varejo acumula alta de 1,9% e de 1,3% em 2022.

Segundo o levantamento, seis das oito atividades tiveram taxas positivas em março, com destaque para equipamentos e material para escritório informática e comunicação (13,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%), combustíveis e lubrificantes (0,4%), móveis e eletrodomésticos (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

Apenas dois grupos apresentaram queda no período: hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,9%).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here