Foto: Giovani Oliveira

Na próxima terça e quarta-feira, dias 17 e 18, Boa Vista vai sediar o 1º Encontro da Urban95 no Brasil. A abertura será no Teatro Municipal, a partir das 9h. Foram convidados prefeitos, vices, secretários e técnicos das 24 cidades brasileiras que compõem a rede, para trocarem experiências e conhecerem os programas e serviços que deram à Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância.

O encontro é promovido pela Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa que se uniu à prefeitura em 2018, para transformar Boa Vista na cidade modelo para as crianças. A parceria focou nas intervenções urbanísticas, ações e serviços voltados para a primeira infância, além da iniciativa pioneira no Brasil desde 2013, o Programa Família que Acolhe, que acompanha a criança desde o ventre da mãe.

“Receber esse evento é motivo de orgulho. Somos uma das primeiras cidades brasileiras a focar a atenção à primeira infância e por isso somos referência nacional e internacional. Por meio da fundação fomos incentivados a trabalhar ações sob a visão de uma criança. Por isso, hoje temos as Selvinhas Amazônicas. No bairro Nova Cidade foi implantado o projeto Caminhos da Primeira Infância. Temos escolas, postos de saúde e hospital infantil ainda mais coloridos e lúdicos”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Além das cidades da rede Urban95, participam do evento os representantes da Fundação Bernard Van Leer e os parceiros: Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Instituto de Tecnologias Geo-sociais (ITGS), Estúdio +1, Ateliê Navio, Allma Hub, Descobrir Brincando, Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Instituto Alana.

Urban95 – Cidades projetadas sob a visão de uma criança

O Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard Van Leer, que visa a incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Leva líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – altura média de uma criança de 3 anos.

Família que Acolhe – Programa revolucionou o cuidado com a criança em Boa Vista

A criação do Programa Família que Acolhe, em 2013, deu início a todo o processo de transformação dos últimos oito anos. Trouxe grandes parceiros nacionais e internacionais. Hoje, Boa Vista reflete uma gestão que prioriza a criança e suas famílias. Os detalhes estão nas praças, nas ruas, no atendimento voltado ao público infantil em todos os equipamentos municipais como escolas, Cras, postos de saúde e hospital. Mais de 21 mil famílias já foram alcançadas pelo programa desde 2013.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here