Governador Antonio Denarium (PP). Foto: Secom Roraima

De acordo com uma matéria da revista Veja, publicada neste domingo, dia 22, o promotor de justiça Andre Paulo dos Santos Pereira, do Ministério Público de Roraima, recomendou que uma notícia-crime que aponta um esquema de agiotagem comandado pelo governador Antonio Denarium (PP), fosse encaminhada para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que o chefe do Executivo estadual tem foro privilegiado.

O promotor analisou a notícia-crime e viu indícios de irregularidades nos negócios financeiros de Denarium, conduta que teria ligação com a função pública. Ainda de acordo com a matéria, a notícia-crime foi apresentada pelo madeireiro Bruno Queiroz no ano passado.

O empresário do ramo madeireiro afirma que a empresa do governador vem atuando de forma ilegal, como verdadeira agência de empréstimo bancário, fazendo agiotagem e cobrando juros acima do praticado pelos bancos. São citados mais de 100 processos de execução de títulos, incluindo processos de cobrança de dívidas de pessoas físicas.

“Em 2010, quando concorreu ao cargo de suplente de senador, Antonio Denarium declarou um patrimônio pessoal de 2,4 milhões de reais junto ao TSE. Em 2018, quando disputou o cargo de governador, seus bens já somavam 15 milhões de reais”, afirma trecho da matéria.

A assessoria de Denarium respondeu à revista Veja que as acusações são feitas por adversários políticos que estariam interessados em atrapalhar a campanha dele. Já advogados e empresários que representam o governador tentam provar que ele usa uma factoring, uma empresa comercial, sem autorização para operações financeiras, para fazer empréstimos ilegais.

“A empresa dele é uma mistura de agiotagem com factoring. O que ele faz é emprestar dinheiro”, diz o advogado Francisco Salismar, que fez a defesa de uma das supostas vítimas.

Baixa aceitação do eleitorado

A revista Veja ainda faz uma análise da atual situação de Denarium (PP) junto ao eleitorado. O empresário foi eleito em 2018 com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, mas este ano corre o risco de não se reeleger. Pesquisa feita pelo instituto Pontual em abril mostra que a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), ex-mulher do ex-senador Romero Jucá, tem 64,6% das intenções de votos e Denarium 32,3%.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here