Além de mulher, bingos na região do garimpo em Roraima também oferecem armas de fogo e bebidas alcoólicas aos garimpeiros. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Em Roraima, um bingo destinado a garimpeiros marcado para acontecer no próximo sábado (28), tem como uma das premiações “na quina uma mulher e na quadra um relógio masculino”. As informações são do G1.

A premiação principal para quem fizer a “cartela cheia” é de 50 gramas de ouro, o equivalente a cerca de R$ 14,4 mil, segundo a cotação do Banco Central. Os prêmios estão no cartaz do bingo divulgado em um grupo de mensagens nesta segunda-feira (23).

Bingo foi divulgado por um telefone com DDD 95 em um grupo feito para garimpeiros no Whatsapp chamado “Amigos do Rio Uraricoera”, em referência à principal via fluvial usada pelos garimpeiros para chegar aos acampamentos dentro da Terra Indígena Yanomami.

A imagem de perfil do grupo é a logomarca do “Movimento Garimpo é Legal”, que usa como símbolo o Monumento ao Garimpeiro, ponto turístico na praça do Centro Cívico, em frente ao Palácio do Governo, em Boa Vista.

Segundo print da conversa, divulgada pelo G1, o cartaz do sorteio foi divulgado por uma mulher identificada como Nayara, por meio de um telefone com DDD 95, de Roraima.

O evento chamado “Bingo da Nayara”, está marcado para este sábado (28), no “Cabaré do Taituba”.

Dentro das estruturas dos garimpos no meio da floresta Operações da Polícia Federal já encontraram prostíbulos, boates, festa de carnaval, serviço de Wi-fi, restaurantes e até um consultório odontológico.

Em um cartaz de bingo apreendido pelos policiais em uma dessas operações, os prêmios divulgados eram revólveres e dois litros de whisky. Duas cartelas custavam 1,5 grama de ouro.

Roraima possui diversos garimpos espalhados pelo estado, em especial nas terras indígenas Yanomami e Raposa Serra do Sol. A atividade nessas áreas é ilegal e, além do desmatamento, provoca poluição dos rios e conflitos e impacta diretamente na saúde da população que vive nas comunidades.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here