Foto: Divulgação/Fiocruz

O boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (26), aponta para uma tendência de crescimento, em Roraima, de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), registrada nas últimas quatro semanas em função do aumento de testes positivos para Covid-19. Outros 17 estados apresentam a mesma condição. De acordo com o boletim, todas as cidades roraimenses apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

Das 27 unidades federativas, 18 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo últimas 6 semanas: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. As demais apontam sinal de queda ou estabilidade na tendência de longo prazo.

Em todo o Brasil, com relação aos óbitos por SRAG, 84% das notificações foram relacionadas ao Sars-CoV-2 (Covid-19). A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 20, período de 15 a 21 de maio.

Dados laboratoriais e por faixa etária mantém o alerta de que o cenário de crescimento atual é decorrente de aumento nos casos de Covid-19. No Rio Grande do Sul, em particular, tem se observado aumento também nos casos positivos para Influenza (gripe) em diversas faixas etárias. Os casos em crianças pequenas (0 a 4 anos) se mantém em patamar elevado em diversos estados, embora sejam majoritariamente causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR), seguido por rinovírus, SARS-CoV-2 (Covid-19) e metapneumovírus.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,5% para Influenza A; 0,4% para Influenza B; 30,1% para VSR; e 48,1% para Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,4% para Influenza A; 0% Influenza B; 6,6% para VSR; e 84% para Sars-CoV-2.

Referente ao ano epidemiológico 2022, já foram notificados 141.808 casos de SRAG, sendo 72.092 (50,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 50.753 (35,8%) negativos, e ao menos 11.521 (8,1%) aguardando resultado laboratorial. Dados de positividade para semanas recentes estão sujeitos a grandes alterações em atualizações seguintes por conta do fluxo de notificação de casos e inserção do resultado laboratorial associado.

Dentre os casos positivos do ano corrente, 5,1% são Influenza A, 0,1% Influenza B, 8,1% vírus sincicial respiratório (VSR), e 81,5% SARS-CoV-2 (Covid-19). Nas 4 últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 3,5% Influenza A, 0,4% Influenza B, 30,1% vírus sincicial respiratório, e 48,1% SARS-CoV-2 (Covid-19).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here