Foto: Divulgação/PCRR

O desdobramento de uma investigação da PCRR (Polícia Civil de Roraima) ocorrida em 2021, realizada por agentes lotados na DRE (Delegacia de Repressão à Entorpecentes) e no Denarc (Departamento de Narcóticos), resultou em 24 horas em duas investidas contra o tráfico de drogas. Duas cargas de maconhas oriundas do Amazonas foram interceptadas e apreendidas. A droga estava camuflada em potes de geleias de açaí. Uma pessoa foi presa em flagrante.

A ação aconteceu ao longo de quinta-feira (26) e ontem (27) e as diligências ocorreram em Boa Vista e Caracaraí. Numa carga foram apreendidos 117 potes de geleia de açaí. Na segunda foram 45 potes.

A droga veio do Amazonas e entrou em Roraima por meio de um ônibus comercial e foi apreendida no Terminal de Cargas de uma empresa localizada no Centro de Boa Vista. A segunda carga entrou em Roraima por meio de um caminhão de uma transportadora e foi apreendida na Rodoviária Internacional de Boa Vista.

A investigação foi coordenada pela delegada titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, e, segundo ela, as pessoas envolvidas com a droga têm conexões com outro caso registrado pela DRE em maio de 2021.

A PRISÃO EM BOA VISTA

A delegada esclareceu que a ação policial ocorreu em dois momentos. A primeira foi quando a equipe recebeu uma comunicação da gerência de uma empresa de que havia recebido uma mercadoria suspeita. Os policiais foram ao local e apreenderam 117 potes, em tese de açaí e, que após as diligências, confirmou-se que se tratava de maconha.

O material apreendido foi encaminhado ao ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida) e constatado que se tratava de maconha e pesava 10,3 quilos.

“Eles usavam o comércio de geleia e açaí para encobrir o crime de tráfico de drogas. A droga era colocada em potes, prensada e jogavam um pouco de açaí por cima, para disfarçar. Dos 117 potes, apenas sete continham somente açaí”, disse a delegada.

Após a apreensão da maconha, os policiais investigaram e localizaram o destinatário da droga, em uma residência localizada no Bairro Mecejana. Foi preso em flagrante K. N. S. C. L., de 27 anos. Ele admitiu o crime de tráfico de drogas e ainda reafirmou que tal conexão é a mesma da prisão realizada em 2021. A droga apreendida em Boa Vista segundo ele, seria encaminhada via aérea para o Rio de Janeiro e São Paulo.

CONTINUIDADE DA INVESTIGAÇÃO

O envolvido K. N. S. C. L., foi encaminhado à DRE e autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Na manhã desta sexta-feira (27), ele foi apresentado na Audiência de Custódia.

Após a prisão dele, as equipes da DRE e Denarc deram continuidade a outra diligência, relacionada ao mesmo caso, uma vez que receberam a informação de que outra carga trazendo drogas para Boa Vista estava a caminho de Roraima, saindo do Amazonas.

“A informação é de que a droga estaria embalada em potes de geleia de açaí e estava vindo no caminhão de uma transportadora. Assim, deslocamos a equipe até Caracaraí, para aguardar a passagem do caminhão e os acompanhamos até Boa Vista”, detalhou a delegada.

A carga foi apreendida ao chegar na Rodoviária Internacional de Boa Vista. Durante a revista foram apreendidos 45 potes de geleias de açaí. No local, tanto o motorista do caminhão quanto a proprietária da transportadora informaram que fizeram acordo comercial a um cliente para transportar uma carga de geleia de açaí do Amazonas para Boa Vista e não sabiam que havia drogas.

O material apreendido também foi encaminhado ao ICPDA e constato ser maconha, pesando 4,08 quilos.

CONEXÕES – Segundo a delegada, a pessoa presa em 2021, que praticava o mesmo crime, continua atuando.

“Naquela ocasião utilizava a rota Amazonas a Roraima, trazendo a droga camuflada dentro de panetones. Daqui, enviava para outros Estados, como Salvador, por exemplo, onde dez quilos de drogas foram interceptados”, disse a delegada.

Francilene Vargas ressalta que a prisão do acusado K. N. S. C. L., foi fundamental para desbaratar toda a investigação iniciada ainda no ano de 2021. Revelou que o grupo criminoso continua atuando.

“Esta é a terceira investida da Polícia Civil contra eles, com êxito e vamos continuar trabalhando para esclarecer outros crimes similares”, destacou a delegada”.

RELEMBRE O CASO PANETONE

Segundo a delegada, no dia 24 maio de 2021, foi preso em Boa Vista, pela Polícia Civil, Y.B.V, de 28 anos, suspeito de traficar drogas sintéticas, como Skunk e Ecstasy na Capital. O trabalho dos policiais comprovou ainda que o homem era responsável por receber grandes quantidades de drogas do Amazonas e despachá-las por via aérea para outras regiões do Brasil. Durante o processo da prisão do suspeito, os policiais descobriram que ele tinha encaminhado 10 quilos de skunk dentro de panetones.

Na ocasião, a delegada da DRE, Francilene de Vargas, fez contato com a Infraero e com as equipes da Polícia Federal em Brasília e Salvador, no sentido de pedir apoio para rastrear a droga despachada pelo suspeito. Várias diligências foram realizadas e a droga foi interceptada em Salvador.

CONCLUSÃO DO TRABALHO

A delegada Francilene Vargas avaliou o trabalho como extremamente positivo. Ela destacou que o mesmo grupo criminoso continua usando a rota Amazonas a Roraima e, daqui por via aérea para outros Estados. Somente mudou o tipo de produto usado para camuflar.

“Nossa equipe trabalhou 48 horas de forma incansável para finalizar essa ação e quero aqui enaltecer o empenho de cada um deles, pelo compromisso com a segurança do nosso Estado”, disse.

Segundo a delegada, outras diligências estão em andamento e o caso poderá ter desdobramento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here