Foto: divulgação.

A agricultura de Boa Vista tomou novos rumos quando a então prefeita da capital, Teresa Surita (MDB), criou a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) em 2017. Desde então, houve um salto significativo no desenvolvimento e fortalecimento da produção nas áreas rural e indígena da capital de Roraima. Esse apoio garantiu aos produtores assistência técnica adequada, ajuda na preparação das terras, entrega de insumos e maquinários para produzir em maior quantidade e qualidade.

Com a equipe técnica montada por Teresa, foi possível planejar e executar políticas públicas e programas com iniciativas de grande alcance, como o Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Patrulha Mecanizada e o Programa de Vacinação Bovina Indígena. Tais programas ajudaram a desenvolver e fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a produção, garantir o abastecimento de alimentos à população e promover renda aos que mais precisam.

“Os investimentos na agricultura de Boa Vista eram um dos nossos compromissos de gestão. A nossa ideia era provar que, com o apoio necessário, seria possível produzir com qualidade e em maior quantidade nas áreas rural e indígenas da capital. E foi isso que aconteceu. Investimos muito na equipe técnica, planejamos projetos importantes, como o PMDA, buscamos parcerias com o Governo Federal e fizemos com que a agricultura familiar, principalmente, fosse elevada a outro patamar. Com elas, surgiram cooperativas que criaram produtos derivados da batata doce, a exemplo da farinha da batata doce, além das pimentas taytay nas comunidades indígenas”, disse Teresa.

Plano para o desenvolvimento do Agronegócio posto em prática

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) fez com que os agricultores tivessem acesso às melhores tecnologias de preparo do solo, plantio, insumos, implementos e maquinários, além disso, puderam planejar como seriam as próximas safras e estimar a produtividade. Outro passo positivo foi o fato de os agricultores terem acesso ao crédito tanto para custeio como aquisição de máquinas e implementos.

As instituições financeiras reconheceram a legitimidade do trabalho realizado em benefício dos agricultores e ampliaram o crédito. A partir destes benefícios, após ampliarem suas produções e efetivarem as vendas, dezenas de agricultores conseguiram adquirir seus próprios maquinários e melhorar suas estruturas, ampliando, inclusive, as áreas de plantio.

“Com a Secretaria, nós passamos a dar apoio durante todo o processo de plantio em Boa Vista. Ajudamos desde a preparação do solo até o plantio com a entrega de sementes, calcário, adubo, empréstimos de máquinas, recuperamos e asfaltamos estradas vicinais e também ajudamos no escoamento. Além de tudo isso, a gente ainda compra mais de 50% da produção que vai parar na merenda das 126 escolas de Boa Vista. Ou seja, é um trabalho que tem início, meio e fim, beneficiando diretamente os produtores, gerando emprego e renda, até as crianças que têm acesso a uma alimentação saudável e fresquinha”, explicou Teresa.

Produção com qualidade e geração de renda 

Em pouco tempo, a Secretaria conseguiu dar apoio a mais de 500 famílias através do PMDA. Foram investidos mais de R$ 5 milhões para fornecimento de calcário, nitrogênio, fósforo, potássio, ureia e sementes para o plantio de 2 mil hectares de milho, soja, feijão, melão, melancia, batata-doce, macaxeira e hortaliças.

Só nas áreas indígenas de Boa Vista, os investimentos passaram dos R$ 3,5 milhões na compra de insumos, materiais agrícolas, gado, dentre outros equipamentos que garantem a renda e o sustento das famílias no campo. E o retorno é visível, com produtores autossuficientes após os investimentos aplicados durante as gestões de Teresa, com o apoio do então senador Romero Jucá que trouxe recursos de Brasília para serem aplicados, principalmente, na compra de cerca de 50 maquinários que hoje ainda ajudam pequenos e médios agricultores.

Programa de aquisição de alimentos foi criado para pessoas em situação de vulnerabilidade social 

Foto: divulgação

Desenvolvido em Boa Vista pela prefeitura, após a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tem como objetivo a aquisição de produtos da agricultura familiar local para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, por intermédio de entidades socioassistenciais indicadas peo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O programa tem como regra adquirir produtos de indígenas, extrativistas vegetais, quilombolas, pescadores artesanais e agricultores familiares.

Com o apoio recebido pelo PMDA, os agricultores familiares conseguiram maior produtividade e, o excedente de suas produções qualificadas, é comprado pelo PAA. A interação dos dois programas garantiu a melhoria da renda do produtor e o simultâneo fornecimento de alimento de qualidade a quem tem necessidades.

Patrulha mecanizada para garantir acesso e escoamento das produções

Foto: divulgação

Em 2019, a prefeitura adquiriu, através de um convênio Federal, maquinários pesados, como motoniveladora, escavadeira, rolo compressor e pá carregadeira para realização de um trabalho específico a favor dos agricultores e indígenas. Desde então, as estradas vicinais que auxiliam as famílias com o escoamento das produções se mantêm em ótimas qualidades, com trabalho preventivo e a manutenção das vicinais o ano inteiro.

Com essa articulação de Teresa com o Governo Federal, também foi possível construir tanques como reservatórios de água para irrigação e dessendentação animal, piscicultura e também abertura de novas áreas para introdução de lavouras e ampliar as áreas produtivas. Só com a abertura de áreas, foi possível ampliar em mais de 1.500 hectares as lavouras em Boa Vista.

Todos esses serviços foram mantidos na gestão do atual prefeito, Arthur Henrique (MDB).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here