Vacina Janssen - Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

A população brasileira que recebeu a vacina da Janssen contra a covid-19 deve se atentar para a aplicação das próximas doses. O imunizante é de dose única, mas precisa de um reforço para ampliar a proteção. Para esclarecer possíveis dúvidas, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica detalhando o esquema para esse público.

Quem explica essa orientação é a médica infectologista Ana Helena Germoglio. “A dose de reforço é também recomendada para quem tomou a vacina da Janssen. Só que, diferente das outras, você faz apenas uma dose de reforço a mais. Idealmente, ela deve ser feita com o mesmo imunizante, ou seja, quem tomou Janssen toma dose de reforço com a Janssen. Mas pode, sim, ser feito ou com a vacina da Pfizer ou com a vacina da Astrazeneca”, diz.

O Ministério da Saúde ressalta que não há a aplicação da chamada segunda dose da Janssen. Mas quem se vacinou com esse imunizante deve tomar a dose de reforço dois meses depois da dose única. Para pessoas acima de 50 anos, há ainda mais uma imunização. Esse público deve tomar uma segunda aplicação, quatro meses depois da primeira dose de reforço. Portanto, o esquema vacinal da Jansen é:

  • Dose única inicial + dose de reforço + segunda dose de reforço (que vale para o público prioritário acima de 50 anos)

A médica pontua que essa imunização precisa de orientações específicas, o que tem confundido algumas pessoas. “Essa questão da vacinação da Janssen sempre despertou um pouco de dúvidas, já que é uma vacina que é considerada em dose única. Uma vez que você faz uma dose, é considerado como se a pessoa já tivesse tomado duas doses das outras vacinas”, esclarece.

Davi Valdez, professor do Distrito Federal, recebeu essa vacina e buscou informações nas fontes oficiais. “Fiquei sim com dúvidas sobre a segunda dose, mas eu me informei no próprio posto, procurei na internet, procurei como era, falei com outros amigos da ciência. Se aparecer outra vacina e uma dose de reforço, eu tomo de novo”, diz.

Segundo números do governo federal atualizados em 15 de junho, 443 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na população. Dessas, 22 milhões são da Janssen.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here