Foto: Divulgação/PF

As polícias Federal e Civil estão nas ruas de Boa Vista para desarticular uma organização criminosa que atuaria no tráfico de drogas em Roraima. Em parceria, as policias realizam, nesta terça-feira (21) a Operação Odisseu que busca fazer apreensões em Roraima e mais seis estados do Brasil. Em Boa Vista, as ações policiais se concentram no bairro dos Estados, Liberdade, Buritis, Pricumã e São Vicente.

O alvo é uma organização criminosa que atua em todo país. Mais de 170 policiais cumpriram 96 ordens judiciais em Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Os agentes executaram 41 mandados de prisão preventiva, 29 de busca e apreensão e 26 de sequestro de bens, nesses sete estados. Seis ordens judiciais foram cumpridas no sistema prisional.

A investigação começou em 2019, quando as apreensões de skunk se intensificaram em Roraima. Levantamentos apontaram para um único fornecedor, o qual figuraria como principal suspeito da distribuição das drogas.

Com o aprofundamento do trabalho investigativo, os policiais descobriram que o suspeito também traficava cocaína e seria o chefe de uma organização criminosa responsável pelo transporte de grandes quantidades de drogas oriundos de municípios localizados na fronteira, como Pacaraima, em Roraima, e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com destino às regiões Sul e Sudeste.

A organização criminosa contaria com estrutura logística de envergadura, caracterizada pelo uso de veículos de passeio e carretas dotadas de compartimentos ocultos para o acondicionamento da droga, permitindo o transporte de quantidades que variavam de 25 quilos até meia tonelada de drogas.

No período da investigação, 10 integrantes do grupo criminoso foram presos e quase 900 quilos de drogas, entre skunk, cocaína e maconha, foram apreendidas.

Os crimes imputados aos investigados são os de participação em organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As penas desses crimes, somadas, podem ultrapassar os 40 anos de prisão.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here