Foto: reprodução.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), lançou na manhã desta quinta-feira (30), o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios da capital. O projeto tem como objetivo oferecer ao pequeno empreendedor de Boa Vista, orientação, capacitação e crédito para incentivar e fortalecer a rede econômica envolta na cadeia dos pequenos empreendimentos.

Por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), a prefeitura de Boa Vista abriu uma linha de crédito de R$ 3 mil, que serão pagos parcelados e com carência de 60 dias. Os limites serão aumentados até R$ 10 mil, e, ainda este ano, 600 contratos de concessão devem ser liberados. Serão condições especiais de pagamento até para negativados, que poderão pagar os empréstimos em 12 parcelas. Feirantes, ambulantes e autônomos com empreendimentos comprovados, também poderão ser beneficiados.

Nesta primeira etapa, o público-alvo é formado por Microempreendedores individuais (MEIs) formais, cadastrados na prefeitura. Gente como Antônia Silva, que vende bolsas há quatro meses em Boa Vista e que viu uma oportunidade de ampliar o estoque para conseguir dar um fôlego no seu negócio.

“Pra gente que começa é bem mais difícil a questão de arrumar dinheiro. O projeto vai me ajudar muito, para repor minha mercadoria. A gente teve uma entrevista, uma visita em casa, e aí a gente teve um curso sobre empreendedorismo”, explicou.

“Não é só facilitação de crédito, vai além. Tem visita social, acompanhamento, com metas, capacitação, cursos, dando assistência necessária e garantindo que aquele empresário faça o seu negócio dar lucro”, destacou o prefeito Arthur.

Resistência na Câmara Municipal

O Projeto que criou a AME e o Programa Municipal de Apoio ao Pequeno Negócio foi encaminhado à Câmara Municipal de Boa Vista dentro dos 100 primeiros dias de gestão, em abril passado, mas só foi aprovado em outubro. Os vereadores demonstraram resistência e derrubaram a pauta de autoria do Executivo, em um primeiro momento. O prefeito insistiu porque disse ter acreditado que era necessário dar suporte aos empreendedores no ápice da pandemia de Covid-19 por aqui, época em que os negócios enfrentaram grandes dificuldades para se manter abertos.

“Foi um processo longo, de muita discussão, para que eles [os vereadores] entendessem que precisávamos dar esse apoio ao pequeno empreendedor. Essas pessoas passaram por dificuldades muito grandes durante a pandemia e são eles que geram um grande volume de movimentação financeira em Boa Vista, de empregos, então eles precisam muito desse apoio. Tivemos uma articulação muito grande com a Câmara para demonstrar a importância desse trabalho e depois de 6 meses a gente conseguiu aprovar”, concluiu o prefeito.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here