Pré-candidatos a disputa pelo Senado em 2022. Fotos: reprodução.

Ao menos sete nomes já se apresentam como pré-candidatos ao Senado por Roraima na disputa eleitoral de 2022. Neste ano ano um terço da Casa será renovada e a cadeira que estará na disputa em Roraima é a do senador Telmário Mota (PROS), que encerra o mandato em dezembro.

Mota já anunciou que concorrerá a reeleição e está buscando apoio para sua candidatura. O atual governador do estado, Antonio Denarium (PP), ao que parece, irá apoiar o deputado federal Hiran Gonçalves (PP), que disputará a vaga de senador.

Os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes escolhidos para a disputa ao Senado na Justiça Eleitoral. Até o momento, os candidatos de esquerda são: Bartolomeu da Silva (PSOL) e Maranhão do Povão (PDT). No campo da direita, além de Mota e Gonçalves, foram anunciados os nomes do ex-senador Romero Jucá (MDB), o auditor fiscal Ozéas Colares (Podemos) e o juiz federal aposentado Helder Girão (PMN).

Confira a lista com os possíveis candidatos ao Senado por Roraima nas eleições de 2022

Romero Jucá (MDB)

Romero Jucá, 67 anos, é natural de Recife (PE) e foi senador por três mandatos consecutivos, de 1995 a 2018. Formado em Economia com pós-graduação em Engenharia Econômica, Jucá iniciou a vida política como governador de Roraima em 1988. Foi ministro da Previdência Social do governo Lula e ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão no governo de Michel Temer. Jucá foi um dos alvos investigados na Operação Lava Jato. Ele deve ser candidato ao Senado por Roraima (RR) nas eleições de 2022.

Telmário Mota (PROS)

Nascido em Normandia (RR), Telmário Mota tem 64 anos e é senador e economista com especialização em orçamento público, matemática financeira e auditoria. Antes de iniciar a trajetória política, foi office boy do Bradesco, onde seguiu carreira até tornar-se auditor. Em 2004, disputou sua primeira eleição como candidato a vereador de Boa Vista, mas não obteve votos suficientes. Na eleição de 2008, candidatou-se novamente ao cargo e foi eleito. Mota conquistou a vaga de senador por Roraima em 2014 e é candidato à reeleição ao Senado por Roraima (RR) nas eleições 2022.

Hiran Gonçalves (PP)

Médico e deputado federal, Hiran Gonçalves, 64 anos, é natural de Tefé (AM). Antes de se tornar político, atuou como médico legista no Instituto Médico Legal (IML) de Roraima e como professor universitário. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina do estado e, em 2014, foi eleito deputado federal por Roraima e reeleito em 2018. Na Câmara, presidiu a Comissão de Seguridade Social e Família e, atualmente, preside a Comissão Especial dos Planos de Saúde. Gonçalves é candidato a senador por Roraima (RR) e conta com o apoio do governador do estado, Antonio Denarium.

Bartolomeu da Silva (PSOL)

Bartolomeu da Silva, mais conhecido como Bartô, tem 52 anos e é artista plástico e líder indígena. Foi anunciado pelo PSOL como pré-candidato ao Senado por Roraima (RR) em 2022 para atuar na defesa dos povos indígenas.

Maranhão do Povão (PDT)

Iran de Oliveira Marinho, conhecido como Maranhão do Povão, anunciou a pré-candidatura ao Senado por Roraima (RR) nas eleições 2022. Natural de Imperatriz (MA), Marinho tem 49 anos e é técnico em refrigeração e ex-policial civil. Disputou sua primeira eleição em 2002, como candidato a deputado estadual. Em 2016, tentou uma vaga como vereador de Boa Vista, mas não obteve votos suficientes. Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado estadual novamente, porém não conseguiu se eleger.

Ozéas Colares (Podemos)

Formado em Direito e Contabilidade, com especialização em Direito Tributário, Ozéas Colares é auditor fiscal de tributos e professor universitário. Colares é amazonense, mas vive em Roraima há duas décadas. Ingressou na política em 2010, quando foi candidato a deputado estadual, mas não se elegeu. Recentemente, Ozéas Colares foi anunciado pelo Podemos como pré-candidato ao Senado por Roraima (RR) nas eleições de 2022.

Helder Girão (Mobiliza)

Natural de Fortaleza (CE), Helder Girão, 58 anos, é juiz federal aposentado e pré-candidato a senador por Roraima (RR) nas eleições 2022. Graduado em Direito com doutorado em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional, Girão é integrante do movimento Brasil Verde Amarelo. O ex-juiz é conhecido no estado por ter atuado no escândalo dos gafanhotos, que prendeu o ex-governador Neudo Campos, e por ter suspendido a entrada de venezuelanos no Brasil pela fronteira de Roraima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here