Os inscritos na Corrida 9 de Julho começaram a receber seus kits na tarde deste sábado (2), no foyer do Teatro Municipal. As entregas seguem até terça-feira (5), das 8h às 21h, no mesmo local. Este ano, a 22ª edição da competição marca o retorno do evento, que aconteceu pela última vez em 2019, antes do início da pandemia.

Promovida pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), a Corrida 9 de Julho é parte das comemorações oficiais do aniversário de 132 anos de Boa Vista. Por isso, as expectativas para o retorno são as melhores possíveis, conforme contou o prefeito Arthur Henrique.

“Os atletas estão ansiosos para esse reencontro. A 9 de Julho deste ano terá mais de 30 atletas vindos de outras cidades do país, como São Paulo, Belo Horizonte e Manaus, além de Brasília. É de uma felicidade grande o retorno de uma das principais corridas de rua da região Norte”, destacou o prefeito.

Neste sábado, a entrega teve início às 15h. No entanto, antes mesmo do início da entrega, já haviam competidores garantindo seus lugares na fila. Foi o caso da microempreendedora Irisdalva dos Santos, a primeira participante a garantir o kit para a corrida de 5km. Mesmo sendo a primeira participação no evento, Irisdalva já corre há mais de 3 anos.

“Comecei a caminhar na gravidez da minha filha e, depois do nascimento, eu passei a ganhar gosto pela corrida. Todos os dias eu estou na BR-174 correndo e foi assim que eu decidi participar da 9 de Julho. As pessoas que me veem sempre me incentivam a participar, então tomei a decisão esse ano. De quebra, seria maravilhoso ser premiada”, falou Irisdalva.

Na corrida de 10km, quem garantiu os primeiros kits foi a servidora pública Analia Sales, junto com o marido e a filha de 8 anos. Sim! Toda a família participa do evento há anos. Analia, que já ganhou duas premiações de Atleta Local, foi quem estimulou o marido a participar. Só ela já soma mais de 10 edições. A filha segue rumo à terceira competição.

“A primeira vez que eu tive envolvimento foi na própria 9 de Julho, eu participei dando água para os competidores. Depois daquele ano, resolvi correr e só parei durante a gravidez. Eu recomendo demais. É muito legal a concentração, o evento em si, estar perto de pessoas que estão no mesmo objetivo que você. É incrível”, destacou.

Esta é a primeira vez que a dona Maria Rodrigues Pinto, de 63 anos, participará. Ela, que já caminha regularmente, foi incentivada pela filha. “As vezes eu corro durante a caminhada. Não muito, mas corro. Então resolvi tentar. Estou indo com a coragem e a vontade”, disse.

A 9 de Julho também reúne corredores profissionais, como Lindomar Marinho, que participa de competições nacionais. “Eu sou atleta de triatlo, então a corrida faz parte da minha vida. Não poderia deixar de participar e aproveito para incentivar outras pessoas a praticarem exercícios físicos”, pontuou o atleta.

MAIS DETALHES – A competição é composta pelas categorias: Atleta de Elite (10km), Atleta Local (10km), Servidor Municipal (5km), Público Geral (5Km) e Maior Equipe, com premiação total R$ 121.500,00.

A ‘Corrida Principal’ está prevista para às 16h50, do dia 09 de julho, na Avenida Ene Garcez. Foram disponibilizadas 4.500 vagas, com percursos de 10km e 5km. O evento contará, ainda, com a 7ª edição da ‘Corridinha Kids’, com percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 600m e 800m.

Já a 3ª edição da ‘Corridinha Baby’, dispõe de percursos de 3m, 5m, 8m, 10m e 12m. Ambas disputas acontecerão no dia 09 de Julho, na Vila Olímpica Roberto Marinho. Para a ‘Corridinha Kids’ foram oferecidas mil vagas e 500 para a ‘Baby’.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here