Foto: Arquivo Pessoal

Uma nova revelação do esporte roraimense dá os primeiros passos para se tornar um craque em uma modalidade ainda pouco conhecida dos brasileiros: o beach handball, ou handebol de praia, como também é chamado. João Matheus Freitas Félix, de 18 anos, foi vice-campeão do mundial da modalidade na categoria juvenil, disputado em junho na Grécia.

Na competição, o Brasil passou por adversários difíceis, como França, Suécia e Irã, e parou apenas na final, ao perder para a Croácia por 2 sets a 1.

“Foi um sentimento de felicidade muito grande, demorou muito pra cair a ficha. Fomos com uma incerteza muito grande se ia dar certo ou não, aí entramos na competição e fomos jogando contra os melhores do mundo com a vontade e certeza de que nos tornaríamos um deles”, disse o atleta.

Jota, como também é chamado, atua pelo MHC/Boa Vista e já havia sido convocado em outras oportunidades para a seleção brasileira, no Campeonato Sul-Americano de 2022, disputado em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil foi o campeão da competição e garantiu a vaga para o mundial.

Início

Apesar do destaque obtido neste ano, João Matheus já era observado pela seleção desde outubro do ano passado, quando participou de uma etapa da Copa Brasil de Handebol de Praia da categoria, na Paraíba, e a equipe em que ele atua ficou em quarto lugar. João foi eleito o melhor lateral-esquerdo do torneio.

João treina handebol desde os 11 anos, mas o convite para trocar a quadra pela praia surgiu do treinador, Elton Guedes, que acompanha o atleta desde a infância.

“Comecei em 2019 e eu não gostava de jeito nenhum, queria ficar só na quadra e achei que não me daria bem na areia. Por insistência do meu professor Elton Guedes, acabei aceitando o apelo dele pra eu começar a jogar e ir competir por um clube lá de Natal pelo campeonato Brasileiro”, explicou o atleta.

Após participar de várias competições, o jovem atleta começou a gostar da modalidade e chamou a atenção de vários treinadores. Apesar disso, o foco do jovem é continuar crescendo e se aperfeiçoando para alcançar a seleção brasileira principal.

“Com certeza, já temos noção que a próxima geração somos nós, e que é questão de tempo para as portas se abrirem. Vamos continuar treinando muito, com um foco e vontade de sempre querer mais para chegarmos na categoria adulta já com o espírito de campeão que o Brasil sempre tem”, finaliza o atleta.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here