Agentes retiram lixo de balneário de Boa Vista. Foto: Andrezza Mariot.

A movimentação começou logo cedo nesta quarta-feira (10) às margens do rio Branco e igarapés da cidade. As equipes de limpeza da Prefeitura de Boa Vista fazem o trabalho de recolhimento de lixo e resíduos que são descartados de forma inadequada. E diariamente, há uma média de 600 quilos por dia desse material recolhido só no período de cheias. Em época de verão, no entanto, esse número pode dobrar.

Todo esse trabalho de limpeza é feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira. São recolhidos desde garrafas PET, sacos plásticos e até mesmo geladeiras. Além de poluir o meio ambiente, os objetos e resíduos descartados de forma indevida prejudicam a fauna e a flora e podem causar doenças nas pessoas que frequentam os igarapés.

A dupla de trabalhadores Bengfte Silva e Roger Hernandes, que faz o serviço de limpeza, garante que a população também precisa fazer a sua parte. “Realizamos esse trabalho todos os dias e encontramos de tudo. Em época de verão recolhemos toneladas de lixo. A população precisa fazer a sua parte, e de forma consciente para ajudar o meio ambiente e a toda sociedade que utilizam nosso rio”, disse Bengfte.

Etélio de Lira, dono de um estabelecimento que fica as margens do rio Branco, diz estar satisfeito com o trabalho da prefeitura. “Esse trabalho de limpeza nos rios é muito importante, pois deixa o lugar mais limpo e ajuda a conscientizar de forma indireta a população. Quem chega no meu restaurante já recebe logo algumas informações sobre descarte correto do lixo. É uma ‘semente que plantamos'”, disse.

 Além do trabalho de limpeza nos rios, a prefeitura também atua em diversos bairros da cidade com serviço de recolhimento de galhadas e entulhos, roçagem, capina, varrição, limpeza em valas, canais e bocas de lobo e entre outros serviços durante todo o ano.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here