José de Anchieta Júnior nasceu em 11 de março de 1965, na cidade de Jaguaribe, no Ceará. Foto: Acervo pessoal

Vítima de uma parada cardíaca na noite desta quinta-feira (6), morreu o ex-governador José de Anchieta Júnior, 53 anos, atual presidente do PSDB em Roraima. Anchieta deu entrada no hospital da Unimed no começo da noite após passar mal durante um jantar, onde estava acompanhado de familiares.

O  médico Aderbal Júnior, falou à imprensa que houve a tentativa de reanimá-lo, mas não havia atividade cardíaca. A morte do ex-governador foi constatada pela equipe médica às 20h41.

A ex-secretária de administração do governo Anchieta, Ana Lucíola Franco, amiga pessoal da família, também confirmou a morte, agora a pouco. “Ele estava ótimo mais cedo. Nos encontramos, ele brincou, estava feliz, estamos incrédulos”, disse.

O corpo será velado no Ginásio Hélio Campos ainda na manhã dessa sexta-feira (7). Ainda não há informações sobre o sepultamento.

HISTÓRICO

José de Anchieta Júnior nasceu em 11 de março de 1965, na cidade de Jaguaribe, no Ceará. Era engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Ceará, em 1988. Em 1991 mudou-se para Boa Vista, onde estabeleceu uma empresa no ramo da construção civil. Em 2004, assumiu o seu primeiro cargo público como secretário de Estado da Infraestrutura, no governo Otomar de Sousa Pinto (2004-2006). No mesmo ano assumiu temporariamente a Secretaria de Estado da Articulação Municipal. Em 2006, foi eleito vice-governador na chapa Otomar de Sousa Pinto, do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB), que concorria à reeleição. Em 11 de dezembro de 2007, com o falecimento do titular, assumiu o cargo de governador do estado de Roraima.

Em junho de 2009, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a cassação de José de Anchieta Júnior por abuso de poder político nas eleições de 2006. Como o processo tinha como réu o governador Otomar Pinto, então eleito e já falecido, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRERR) absolveu Otomar, mas o MPF recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para transferir o processo para Anchieta. Entre as supostas irregularidades cometidas figurariam a contratação de funcionarios e a distribuição de títulos de propriedade do Instituto de Terras de Roraima e de geladeiras durante o período eleitoral.
Nas eleições de 2010, concorreu à reeleição e, em primeiro turno, recebeu 99.124 votos, correspondentes a 45,03% dos votos válidos, pouco menos que seu adversário, Neudo Campos, do PP. Porém, na disputa do segundo turno, venceu com 50,41% dos votos, renovando seu mandato.

Em fevereiro de 2011, no entanto, teve seu mandato cassado pelo TRE-RR, por abuso de poder, em virtude de ter feito uso de uma rádio local com concessão pública para fazer propaganda negativa contra o seu adversário no pleito do ano anterior. Foi também acusado pelo Ministério Publico Eleitoral por gastos ilícitos naquela campanha. Porém, através de uma liminar concedida pelo ministro do TSE, Arnaldo Versiani, permaneceu no cargo enquanto o caso ainda tramitava. Em Janeiro de 2012, o TSE suspendeu o referido processo de cassação do mandato.

Foi candidato à reeleição e eleito para a segunda gestão em 2012. Dois anos depois, se licenciou do Governo para lançar a sua pré-candidatura ao Senado, mas perdeu a disputa. Em 2018, tentou nova eleição como candidato ao Governo do Estado, tendo como vice o deputado federal Abel Galinha (DEM) na coligação “Todos por Roraima”.

Casou-se com Shéridan de Anchieta, com quem teve uma filha. Sua esposa ocupou o cargo de secretária estadual extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento de Roraima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here