Foto ilustrativa: Igorh Martins

A fiscalização regular de agentes de trânsito no Centro Cívico de Boa Vista parece ter uma explicação lógica mas pouco ética. Um agente de trânsito da Prefeitura de Boa Vista revelou à reportagem do Portal Roraima 1, que é verdadeira a informação de que os profissionais têm metas de multas a cumprir.

“Existe uma avaliação de produtividade que obriga o agente a multar mais do que 75 veículos por mês. Se não bater essa meta, podemos ser punidos. Somos obrigados a multar, ou poderemos sofrer as penalidades. De certa forma é um índice para avaliar a competência dos profissionais que estão nas ruas, mas eu, particularmente, não multo ninguém sem um bom motivo. A maioria trabalha direito. Mas tenho colegas que fazem isso sem nenhum pudor”, revela.

Quando perguntado sobre a aplicação de multas na Praça do Centro Cívico, onde ficam estacionados os veículos dos servidores públicos estaduais do Palácio do Governo e da Assembleia Legislativa, o agente, que falou sob a condição de preservação da imagem, foi enfático.

“A ordem é passar a caneta em todo mundo. E, pra quem não quer ter muito trabalho, o Centro Cívico é o local ideal. Não creio que seja uma questão política, para multar os servidores propriamente, mas a quantidade de infrações por minuto naquela área é muito significativa. Já houve dias em que foi possível multar 20 carros em poucas horas ali na frente. Compreendo que pra quem trabalha ali seja difícil arrumar estacionamento, mas a gente não pode simplesmente fazer vista grossa. Tem motorista que faz retorno proibido na cara de pau, avança sinal, então não tem defesa nesses casos”, disse.

A servidora pública Mayara Amorim, que estaciona na região todos os dias, diz que já foi multada mas que recorre da decisão. “Eu não concordo que todo mundo que foi multado esteja errado. Fui multada por ter estacionado próximo a uma rampa para deficientes. Não fiz isso. Nunca fiz isso. Na multa não explica que rampa foi essa, se tinha essa sinalização ou não. Mas eu jamais iria parar meu carro atrapalhando a passagem de um deficiente. Eu tenho senso de cidadania”, disse.

Além da cota mínima de multas, o agente explica que a avaliação de produtividade também recompensa quem aplicar a maior quantidade de multas por mês. “É uma forma de incentivar o trabalho para quem trabalha direito e se dedica ao cumprimento das leis de trânsito, mas, na prática, a gente sabe que isso faz com que a caneta role solta nas ruas”, finaliza.

Prefeitura de Boa Vista – questionada sobre as declarações do servidor, não se manifestou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here