Vereador Nando (PT). Foto: Reprodução/Facebook/Nando

O vereador Jefferson da Silva Macêdo (PT), conhecido como Nando, do município de Bonfim, é investigado por suspeita de estelionato contra idosos. Segundo as denúncias protocoladas na Câmara do Município, ainda em 2006, quase anos antes de assumir o cargo político, o vereador fez empréstimos consignados sem autorização das vítimas.

Até agora, ao menos dez idosos já formalizaram a denúncia na Câmara Municipal. Todas as vítimas são moradoras do município. A denúncia também foi formalizada junto ao Ministério Público Federal e a Promotoria Criminal Genérica do Ministério Público Estadual.

As vítimas contam que eram procuradas por Nando – que utilizava o nome de “Macedo”- , para auxiliá-las em suas aposentadorias. De posse de uma procuração de plenos poderes assinada pelos idosos, ele intermediava à concessão do benefício previdenciário.

Uma vez concedido, Nando utilizava o mesmo documento para realizar empréstimos consignados em nome dos idosos, sem o conhecimento deles.

As vítimas explicam que quando perceberam o golpe, registraram Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade e foram orientadas pelos policiais a solicitar a suspensão da cobrança do empréstimo e a sustar os efeitos da procuração. Mas, não tiveram êxito.

Vítimas chegaram a fazer manifestações na Câmara de Bonfim pedindo providências. Foto: Arquivo pessoal

Uma das vítimas, uma idosa de 76 anos, contou que durante todos esses anos tentou localizar o suposto estelionatário, porém ele se identificava com o nome de “Macedo”. Somente em 2018 a idosa reconheceu o vereador, que estava em um carro de som fazendo manifestação contra a gestão municipal.

Diante às denúncias, a Câmara Municipal de Bonfim realizará no dia 8 de agosto uma sessão extraordinária para julgamento de denúncias por suposta quebra de decoro parlamentar cometida pelo vereador Nando.

O que o vereador diz
Ao Roraima 1, o vereador Nando disse que é ‘perseguição política’. “Depois que eu comecei a fazer denúncias de desvio de dinheiro pública na prefeitura de Bonfim, contra o prefeito, ele está pagando, usando pessoas inocentes para me difamar, para tentar me calar, me censurar, me afetar politicamente”, alegou.

Ainda segundo o vereador, ele tem participado de todas as convocações feitas pela Câmara de Bonfim. “Vou lutar contra tudo e contra todas. Eles não vão me intimidar”, concluiu.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here