Moradores e madeireiros se concentraram em frente ao hotel dos fiscais do Ibama em busca de respostas sobre a morte. Foto: Reprodução Redes Sociais

Francisco Viana da Conceição, de 52 anos, morreu atingido por um tiro de arma de fogo nesta sexta-feira (31), durante uma fiscalização ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Rorainópolis, município ao Sul do estado.

O caso aconteceu na vicinal 18, próximo à vila Nova Colina, por volta de 11h quando o homem e outros madeireiros estavam em uma região de mata durante a fiscalização. A suspeita é de que tenha havido um confronto, mas segundo o delegado da Polícia Civil de Rorainópolis, Cid Guimarães, ainda não se sabe as circunstâncias da morte e o caso deve ser investigado.

De acordo com a polícia, o homem foi baleado na nuca e transportado já sem vida em veículo do Ibama para o hospital da região. A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar também estava presente na fiscalização dando apoio ao Ibama.

Confusão

Após a morte do homem, que era conhecido na cidade como “Neguinho”, moradores e madeireiros da região foram para a frente do hotel que os fiscais do Ibama estavam hospedados em busca de explicações sobre o caso. Muitos vídeos e áudios de pessoas que estavam no local foram publicados nas redes sociais em tom de indignação e culpando os fiscais do Ibama pelo ocorrido.

Segundo o delegado, os policiais tiveram que auxiliar na saída dos 10 fiscais que estavam no hotel para manter a integridade física da equipe.

O grupo seguiu em quatro veículos rumo à Boa Vista em torno das 16h e policiais fizeram o escoltamento até a capital. Ainda de acordo com o delegado, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo, mas até às 17h o rabecão ainda não havia chegado na cidade.

A produção do Roraima1 entrou em contato com o Ibama para falar sobre o caso, mas até a publicação desta matéria não foi atendida.

1 comentário

  1. Até quando vai durar esse combate? Porque os agentes não passam por um trinamento? Porque os responsáveis pela operação não selecionam os agentes? Afinal mesmo estando errados são trabalhadores, produzem impostos aos governantes, mesmo estando todos errados.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here