As provas do exame serão aplicadas às 11h, na Faculdade Cathedral. Foto: RR1

A conclusão de um curso superior nem sempre é a garantia de poder exercer a profissão. É o caso de quem se forma em direito. Depois da graduação, o profissional, bacharel, ainda precisa de mais um exame para poder exercer a profissão de advogado: a prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

A primeira etapa do exame voltado aos graduados em direito vai ser aplicada neste domingo (18), a partir das 11h, na faculdade Cathedral, no bairro Caçari, zona Norte de Boa Vista. 422 candidatos se inscreveram, nesta edição.

A advogada e professora, Clarissa Vencato, já tem uma experiência vasta em turmas de graduação em direito e também em cursinhos preparatórios especializados no exame.

“É muito importante que o candidato tenha em mente que isso é uma garantia do nosso Estado democrático, na seleção de bons profissionais, por meio de um procedimento que é ético e regulamentado em lei. O objetivo é, acima de tudo, garantir à sociedade o acesso à Justiça por meio de profissionais que tiveram uma formação acadêmica adequada, com um nível de conhecimento profissional elevado, para que o cidadão possa entregar seus direitos com tranquilidade”, destacou.

Então, fique atento às orientações da professora:

 

Clarissa Vencato é professora de direito e advogada. Foto: acervo pessoal
  • DESCANSO

O ideal é que o candidato durma cedo, e que evite estudar 24 horas antes da prova, já que o contato com a matéria que ainda não foi estudada, pode deixá-lo nervoso. Mas, se ainda assim, isso te deixar mais confiante, estude somente O Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética, que é a prova com o maior número de questões, e é a menor disciplina para ser revisada.

  • ALIMENTAÇÃO E CAMINHADA 

Alimentação leve nas horas que antecedem a prova, e, se der tempo, faça uma caminhada de leve, para liberar a adrenalina e a tensão. Não ingira bebida alcoólica, que é para evitar qualquer indisposição no domingo e para garantir um sono tranquilo.

  • NA HORA DA PROVA

Leve caneta da cor preta, porque isso é exigido em edital. Leve mais de uma, para evitar qualquer imprevisto. Pode levar um lanche leve também, já que o nível de concentração durante o exame é alto e isso requer muita energia. Chocolate sempre ajuda a repor a energia perdida.

  • A ORDEM DAS RESPOSTAS

Resolva primeiro as disciplinas que você tem mais confiança. A sugestão dos professores é começar pelas disciplinas que você considera mais fáceis, pois isso te dará confiança extra para seguir firme no restante da prova.

  • QUANTO TEMPO PARA CADA QUESTÃO

Administre bem o tempo disponível. Não perca muito tempo em cada questão para evitar problemas como, por exemplo, não conseguir terminar a prova. Quando estiver em dúvida sobre uma questão, use sua intuição e tente lembrar dos momentos de estudo.

  •   SE NÃO SOUBER

Nas questões objetivas só há uma alternativa correta, não existe meio termo, então não deixe nada em branco. Se não souber a resposta, leia novamente o enunciado, com bastante atenção, e assinale a alternativa que você acha que está certa. Não deixe nada em branco, mas não perca muito tempo nas questões que não sabe.

  • MANTENHA A CALMA

Exames da OAB são importantes, mas não os coloque como se fossem a coisa mais importante da sua vida, pois isso aumentará a pressão sobre os resultados e pode atrapalhar o desempenho, mesmo que você esteja bem preparado. Tente relaxar, principalmente nos últimos minutos que antecedem o início da prova. Lembre-se que é apenas um exame, e o melhor, não há concorrência, por isso só depende de você. E caso você não seja aprovado haverá uma nova chance para se ter sucesso.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here