E aí, vamos conversar hoje um pouco sobre liderança? Puxa cadeira e vamos tomar um cafezinho enquanto compartilhamos.

Liderança é um tema que jamais cairá no esquecimento. Tema sempre atual, não são poucos os textos, artigos, estudos e perfis de lideranças que surgem de tempos em tempos.

Segundo Chiavenato (2010), liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

Mas, nem sempre esse conceito foi seguido à risca. E no decorrer das décadas surgiram muitos estilos de liderar. Um muito utilizado, por muito tempo, foi a liderança autocrática, que usava do autoritarismo para com sua equipe.

O estilo de liderança autocrática caiu em desuso, ou pelo menos assim esperamos. Um perfil autocrático, focado apenas na execução, autoritário, cheio de ordens aos seus funcionários e amparado pelo cargo que ocupava. Muito mais preocupado com o resultado final, um tanto descuidado com a eficiência dos processos ou com a motivação de sua equipe, outros altamente concentrados na execução de tarefas e regras.

O colaborador nesse estilo de liderança não consegue perceber a importância da qualidade de seu trabalho e é visto muito mais como um número e vale apenas o quanto é capaz de atingir de sua meta. Desta forma, corre-se o risco de melhor reconhecer o vendedor que bate metas, mas tem problemas com a eficiência de suas vendas, com, por exemplo, compras devolvidas, do que aquele profissional que não atingiu a meta, mas em contrapartida seus processos foram impecáveis. 

O chefe, o líder autocrático, focado exclusivamente nos números corria riscos de perder a grande oportunidade de desenvolver seu colaborador com bons processos e torná-lo um profissional capaz de dar bons resultados e atingir metas, por focar a atenção apenas em números imediatos.

Esse gestor possui – sim, possui, porque embora não seja mais os perfis de liderança que as empresas precisam, ainda vêem-se alguns deles por aí – características totalmente equivocadas do que é ser um líder. 

Por exemplo?

Foco no poder, rigidez para regras e normas, ausência de flexibilidade, ausência de feedback, dificuldade com o relacionamento interpessoal com sua equipe, manda, apenas cobra, pouco participa, entre outras características.

Acredite, no decorrer da minha vida profissional, inclusive na área de vendas, vi isso acontecer costumeiramente e vi também empresas perderem profissionais de ouro por não haver uma liderança realmente focada em equipes de alto desempenho.

No entanto, já há muitos anos que se fala no perfil do novo líder. Aquele que deixou de ser chefe para ser um incentivador de pessoas. É esse perfil de profissional que as empresas necessitam. Focados em resultados, mas focados, especialmente, em desenvolver equipes focadas e capazes de oferecer resultados.

Ao contrário do modelo anteriormente valorizado, o líder foca sua atenção no desenvolvimento de sua equipe, na satisfação pessoal e profissional do colaborador, na qualidade dos processos, em resultados consistentes, na fidelização do cliente, entre outras ações geradoras de resultados e crescimento organizacional.

É importante que esse líder seja capaz de apoiar, de desenvolver, resolver conflitos, gerir sua equipe e processos, que não gere medo, mas sim colaboração, que preze pela ética através da sua própria postura profissional, que seja para sua equipe p resultado do que ele próprio deseja. 

 Vemos nesse momento o resgate do conceito de liderança abordado por Chiavenato. Conceito este apoiado e aprimorado por diversos autores onde a fica evidente que a essência de liderar estar na ação do verbo servir.

Dubrin (2003), reforça esse conceito quando diz que Liderança é a capacidade de influenciar os outros a alcançar objetivos que são importantes para eles e para a organização. Fala ainda sobre a necessidade dos líderes em saber persuadir, inspirar e motivar os outros e forçar mudanças úteis.

Nesse ponto entendemos que um líder deve possuir como competências e habilidades:

1. Saber ouvir;

2. Focar em solução e não em problemas;

3. Empatia;

4. Busca constante por conhecimento e sabe compartilhar o que sabe;

5. Comunica-se de forma clara;

6. Sabe gerir equipes e desenvolvê-las;

7. Sabe gerir conflitos, entre outros pontos importantes que vamos abordar em artigo complementar.

Como disse no início da nossa conversa, liderança será sempre um tema atual e sempre haverá atualizações sobre esse tema, pois ser líder é estar em constante evolução. E para nos aprofundarmos mais sobre o assunto no próximo artigo vamos conversar sobre outras novas abordagens sobre o tema!

Até lá!

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