Na foto, os eleitos deputados federais e senadores por ordem de votação. Reprodução/Facebook

A bancada federal de Roraima vai tomar posse no próximo dia 1º de fevereiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A sessão preparatória, que dará posse aos senadores e deputados federais, está marcada para às 10h.

Em Roraima, oito deputados federais e dois senadores foram eleitos no pleito de 2018 para representar o estado no Congresso Nacional. Esses parlamentares são os responsáveis por legislar sobre temas de interesse nacional, fiscalizar a aplicação de recursos públicos e aprovar o orçamento.

Levantamento feito pelo Roraima 1, com as assessorias de comunicação e redes sociais, mostra quem são os federais eleitos pela população de Roraima e o que eles prometeram fazer para a legislatura no Congresso:

Haroldo Cathedral (PSD)
Empresário na área educacional em Roraima, Haroldo é natural de Minas Gerais e tem 65 anos. Liderou a votação dos deputados federais no estado e, para o primeiro mandato, recebeu 14.751 votos. Durante a campanha, nas redes sociais, disse que é preciso “investimentos em infraestrutura, desenvolvimento humano, social e educacional”.

Jhonatan de Jesus (PRB)
Médico e empresário, Jhonatan de Jesus é filho do ex-deputado estadual e senador eleito Mecias de Jesus. Natural de Roraima, ele tem 35 anos. Em 2018, foi reeleito para o terceiro mandato com 13.429 votos e promete “melhorar a Educação, a Saúde e a Segurança do Estado”.

Hiran Gonçalves (PP)
O médico Dr. Hiran Gonçaves recebeu 13.299 votos. Natural do Amazonas, ele tem 61 anos. Para este segundo mandato, a bandeira será “saúde”. A proposta é a “construção do centro de diagnóstico precoce do câncer, em Roraima, a ser feito pelo Hospital do Amor de Barretos”.

Nicoletti (PSL)
Policial Rodoviária Federal, Nicoletti foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal com 12.969 votos. Do Rio Grande Sul, Nicoletti tem 37 anos e, nas redes sociais durante a campanha, prometeu “investir nas vicinais do Sul de Roraima e na agricultura familiar”.

Shéridan (PSDB)
Reeleita deputada federal com 12.129 votos, Shéridan tem 34 anos, é psicóloga e natural de Roraima. Nas redes sociais, durante a campanha, prometeu a “construção do primeiro hospital veterinário público de Roraima, a criação de um plano de desenvolvimento para agricultura familiar e recursos para implantar unidade de reabilitação para dependentes químicos”.

Édio Lopes (PR)
Reeleito para o quarto mandato com 11.952 votos, Édio Lopes tem 67 anos e é natural de São Paulo. Ele promete priorizar ações nos municípios do interior de Roraima, “investindo em obras estruturantes para o desenvolvimento do estado, dando continuidade aos projetos que tem desenvolvido na agricultura como, por exemplo, os projetos pioneiros de piscicultura, além de continuar o investimento em projetos de eletrificação rural e nas comunidades indígenas”.

Otaci (SD)
Ex-prefeito do município de Alto Alegre, Otaci foi eleito deputado federal com 11.879 votos. Ele é natural do Amazonas e tem 41 anos. Durante a campanha, nas redes sociais, Otaci disse defender o incentivo à Educação, à Cultura e ao Esporte.

Joênia Wapichana (REDE)
Eleita deputada federal por Roraima com 8.491 votos, a advogada Joênia Wapichana, 45 anos, será a primeira mulher indígena da história na Câmara dos Deputados. Ela promete “prioritariamente, a defesa dos direitos coletivos indígenas, a partir de implementação dos direitos constitucionais que já garantem o direito à terra, a gestão territorial e ambiental”.

Chico Rodrigues (DEM)
Empresário e com carreira política em Roraima, Chico Rodrigues foi o primeiro senador mais votado nas eleições de 2018 no estado, com 111.466 votos. Natural de Pernambuco, ele tem 67 anos e prometeu, durante a campanha nas redes sociais, “usina de calcário, recursos para fazer estradas e o retorno do programa Ronda no Bairro”.

Mecias de Jesus (PRB)
Deputado estadual em Roraima por seis mandatos consecutivos,Mecias de Jesus foi eleito em 2018 senador com 85.366 votos. Natural do Maranhão, ele tem 51 anos. Mecias diz que “minha missão no Senado será buscar soluções para problemas que afligem o Estado há 30 anos, principalmente as questões da energia e fundiária”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here