Foto: Roraima 1

A partir desta quarta-feira (10), as companhias aéreas brasileiras irão começar a fiscalizar com mais rigor as malas de bordo, estabelecendo tamanho máximo para as bagagens embarcadas pelos passageiros. A justificativa dada pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) é de que, desde o início da cobrança da bagagem despachada, muitas pessoas passaram a levar malas maiores a bordo, criando problemas no embarque.

Sem espaço suficiente para acomodar todas na cabine de passageiros, algumas precisam ser transferidas de última hora para o porão do avião, causando atrasos e confusões. “O objetivo desta ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros”, afirmou a Abear.

A fiscalização será feita antes do passageiro entrar na área de raio-x para o embarque. A Abear deverá usar uma caixa para servir como molde e identificar se as malas estão dentro dos padrões estabelecidos. Se a mala não entrar, é porque estoura o tamanho permitido.

Do dia 10 ao dia 24 de abril, as novas regras funcionarão apenas em caráter educativo, em 15 aeroportos do país, incluindo o aeroporto do Recife. A partir desta data em diante, caso ultrapasse as dimensões estabelecidas, o passageiro será encaminhado novamente ao check-in da empresa para fazer o despacho da bagagem e pagamento das taxas para o transporte da mala. Em média, o preço cobrado pelo pagamento com antecedência custa R$ 60, enquanto no aeroporto sai por R$ 120.

Os primeiros aeroportos em que serão implementadas as novas regras serão os de Brasília (DF), Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba (PR), Natal (RN) e Viracopos, em Campinas (SP), já a partir da quarta-feira, dia 10 de abril. No Aeroporto dos Guararapes, no Recife, as regras devem passar a valer a partir do dia 17 de abril.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here