Sede do Sinter, localizado em Boa Vista. Foto: Google Street View

Reunindo professores, técnicos educacionais, estudantes e trabalhadores em educação sindicalizados aposentados, o Sinter realiza nos dias 23, 24 e 25 de maio o XIV Congresso de Trabalhadores em Educação de Roraima. O evento que terá início às 19 horas desta quinta-feira, será no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O congresso está inserido no calendário escolar da rede estadual de ensino e é o maior evento de educação de Roraima. Ocorre a cada três anos e é a instância máxima de deliberação da entidade sindical que foi fundada há 30 anos, durante a realização do III congresso.

O foco central do congresso será o debate sobre os direitos da categoria a elaboração de um plano estratégico para garantir que não haja retrocesso na legislação que rege a vida funcional dos trabalhadores em educação e o combate da Reforma da Previdência que tramita no congresso Nacional.

Os temas a serem debatidos pelos congressistas nos três dias de evento serão:A educação em luta! Nenhum direito a menos, é hora de resistir (Os ataques a legislação Lei 053, 1032, 1030, 892 e 895); Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual Conjuntura Educacional, Diversidade, respeito e direitos humanos na educação; Desafios da aposentadoria na conjuntura atual e Defesa das propostas exposições das teses.

Durante todo o evento, outro foco de reflexão será a celebração dos 30 anos de fundação da entidade sindical ocorrida em novembro de 1988 e que no decorrer do ano tem sido objeto de comemoração por parte dos sindicalizados, tendo em vista que o Sinterfoi o primeiro sindicato de trabalhadores em educação formado por servidores públicos do Brasil.

E como parte das comemorações, na abertura do evento será lançado o livro Sinter, 30 anos de lutas e conquistas em defesa dos Trabalhadores em Educação de Roraima”, de autoria do jornalista Pablo Sérgio, que traz um resgate das lutas sindicais desde a fundação até os dias atuais.

De acordo com o professor Flávio Bezerra da Silva, diretor geral do Sinter, o congresso é um marco importante de fortalecimento, organização e luta da categoria, pois é a instância principal de deliberação do sindicato.

“O congresso é um momento de estudo, de reflexão e de tomadas de decisões importantes para o conjunto da categoria. Serve como espaço de avaliação e definição de diretrizes para o andamento futuro do Sinter e é o evento mais antigo e mais importante sobre educação que acontece em Roraima, daí a sua importância para os trabalhadores sindicalizados ou não”, destacou Flávio Bezerra da Silva.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here