Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou hoje (10) a Operação Hipaspistas, que tem o objetivo de impedir a consolidação de lideranças e de reorganização regional de facção criminosa que atua dentro e fora do sistema prisional em todo o país.

Mais de 150 policiais federais cumprem 35 mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Mucajaí, no estado de Roraima, e em Santos/SP, Londrina/PR e Ponta Grossa/PR. Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual em Roraima, após representação da Autoridade Policial pelas medidas.

As investigações deram sequência aos trabalhos que culminaram com a operação Érebo, deflagrada ao final de novembro de 2018, na qual PF identificou e mapeou a estrutura da organização criminosa em Roraima, além de atribuir aos responsáveis os ataques que ocorreram em Roraima entre 29 e 31 de julho do ano passado.

Após o cumprimento de 45 mandados de prisão preventiva naquela operação a facção criminosa iniciou processo de reestruturação no estado de Roraima, inclusive com a indicação de novos líderes, com o fim de possibilitar maior efetividade na prática de crimes.

Este processo foi acompanhado pela Polícia Federal em Inquérito Policial, de forma que a investigação possibilitou, novamente, a identificação das atividades desempenhadas por cada um dos principais membros dentro da estrutura da organização. A angariação destas provas fundamentou o pedido das 35 prisões, que vão garantir a manutenção da redução das atividades da facção no estado.

Parte das lideranças do grupo em Roraima coordenam as atividades a partir de outros estados, e a maior parte dos alvos dos mandados já possui indiciamentos ou condenações em outros crimes.

Os crimes imputados aos alvos são a participação em organização criminosa, com uso de arma de fogo e com agravamento da pena para quem exerce o comando da organização, bem como o crime tráfico de drogas. As penas destes crimes, somadas, podem ultrapassar os 25 anos de prisão.

A operação contou com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional, da Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima e do Ministério Público Estadual.

Hipaspistas – O nome da operação remete às unidades de elite do exército macedônico que foram decisivas na batalha de Gaugamela (331 a.c.). Mesmo em desvantagem numérica de 5:1 a favor do exército de Dario III, as forças do imperador Alexandre derrotaram o exército opositor centrando sua estratégia na liderança persa.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here